sábado, 16 de maio de 2009

Giro d'Italia etapa 8


Fortes, Jovens e Rápidos!


Fortes, Jovens e Rápidos!
Imago

A Columbia impressiona com Sioutsou. Nova vitória de uma das equipas mais jovens presentes no Giro. Queda grave de Horillo.

8ª etapa - Kanstantsin Siutsou, 26 anos, ganha a etapa número 8 com um ataque certeiro a cerca de uma dezena de quilómetros da meta. A Columbia faz ainda 2º e 4º. Só Di Luca (3º) conseguiu intrometer-se no domínio absoluto do pódio por parte da Columbia, uma das equipas mais jovens do Giro Centenário.

QUEDA MUITO GRAVE DE HORILLO

Etapa muito interessante na fase final, mas que fica essencialmente marcada pela queda grave do Espanhol Pedro Horillo, ainda na primeira metade do percurso. O ciclista da Rabobank caiu durante numa descida após contagem de montanha. Uma queda de 60 metros em local de difícil acesso que provocou ferimentos no torax, pernas e cabeça. O ciclista nunca entrou em coma e apesar de o estado ser considerado bastante grave, não corre perigo de vida. Numa "escala de gravidade" de 0 a 5, o médico da corrida diz que Horillo está nos 3.5.

ATAQUES SURPRESA

Foi uma surpresa aquilo que aconteceu nos últimos 50 quilómetros de etapa. Numa aparentemente inofensiva contagem 2ª categoria vários "homens da geral" passaram ao ataque. Entre eles estavam Rogers, Horner, Leipheimer, Pelizzoti e Arroyo, todos no top 10. Nota também para as presenças de Garzelli, Cunego e... Boasen Hagen, o vencedor da etapa do dia anterior. O grupo chegou a ganhar quase um minuto de vantagem sem que a LPR conseguisse reduzir tempo.

AJUDA, POR FAVOR!

A fuga seria anulada graças à ajuda ajuda das equipas da Diquigiovanni, Katusha, Cervelo e Rabobank, todas sem representação na frente e interesses a defender na geral ou na etapa.

JOGADA DECISIVA

Fuga anulada, fuga lançada, parece dizer o ditado. E assim foi. Mal o pelotão alcançou os homens da frente, logo a Columbia atirou nova flecha. Kanstantsin Siutsou atacou pouco antes de uma curta mas dura subida final à entrada de Bergamo. A vantagem nunca ultrapassou o meio minuto, mas ainda assim acabou por ser suficiente para nova vitória da Columbia. A segunda em dois dias.
Di Luca ainda tentou vencer, mas reagiu tarde demais. Na luta ao sprint mais não conseguiu que fazer 3º, evitando apenas o pleno da Columbia.
Graças aos 8 segundos de bonificação, Di Luca tem agora 13 segundos de vantagem sobre o segundo.

Etapa 8:

1 Kanstantsin Siutsou (Blr) Columbia-Highroad

2 Edvald Boasson Hagen (Nor) Columbia-Highroad 0.22

3 Danilo Di Luca (Ita) LPR Brakes-Farnese Vini 0.22

4 Michael Rogers (Aus) Columbia-Highroad 0.22

Class Geral:

Di Luca lidera com 13 segs de vantagem sobre Lovkvist


http://www.steephill.tv/giro-d-italia/

Sem comentários: