quarta-feira, 27 de maio de 2009

Giro d'Italia etapa 17

Rampa de (re)lançamento

Rampa de (re)lançamento

Franco Pellizotti está no pódio. Di Luca recupera para Menchov. O Blockhaus relança a corrida.

17ª Etapa - Etapa estranhamente curta, com pouco mais de 80 quilómetros que terminavam no alto do Blockhaus a mais de 1600 metros. Um perfil semelhante a uma rampa de lançamento... Etapa marcada por um ritmo feroz imposto desde o primeiro metro. Na subida final Pellizotti atacou primeiro e colheu os lucros. Di Luca fez terceiro, atacando nos últimos metros, ganhando tempo a Menchov que deu um pequeno sinal de fraqueza. No final da etapa apetece perguntar: e se Di Luca tivesse testado Menchov mais cedo? O Giro continua (mais) aberto!

RITMO INFERNAL

Muito calor e velocidade elevada, numa etapa curtíssima que terminava a mais de 1600 metros após 17 quilómetros de ascenção a cerca de 7%. A fuga do dia surgiu logo após o tiro de partida. E desde logo - também - começou a perseguição. Primeiro a Rabobank, quase por obrigação, depois a LPR, com intenção declarada de não permitir uma vitória aos homens da frente, e, finalmente, a Cervelo, fazendo acreditar num ataque de Sastre. Em pouco tempo se atingiram os 17 quilómetros finais e a ascenção do Blockhaus. Nessa altura, foi a Liquigas que finalmente apareceu e que, num instante, desfez o pelotão. Em 2 ou 3 quilómetros restavam na frente pouco mais de 20 unidades.

GUERRA ABERTA

O endurecimento da corrida por parte da Liquigas fazia antever um movimento ofensivo de Basso ou de Pelizzotti. Uma rampa de lançamento que o segundo dos dois italianos aproveitou para ganhar a etapa e entrar no top 3 da geral. Na esteira de Pellizotti seguiu... Armstrong. Nada que o americano não viesse a prometer desde há alguns dias. Armstrong mostrou mais uma vez que Leipheimer "já era". Nem por um segundo esperou pelo seu companheiro - estava apostado em ganhar a etapa. Pouco atrás, seguiam Basso, Menchov, Garzelli e Di Luca, Di Luca e mais Di Luca, o único que puxava... E Carlos Sastre? Uma desilusão. O vencedor do Tour 2008 não respondeu na hora ao abanão na corrida, perdeu o momento e nunca mais recuperou um lugar no grupo de Di Luca e Menchov. Daí em diante, limitar-se-ia a minimizar as perdas.

VITÓRIA DE PELLIZOTTI

A meio da subida Pellizotti aguentava e ganhava tempo. Armstrong cedia. Primeiro caía para o grupo de Menchov e Di Luca, depois para o grupo de Sastre que vinha um pouco mais atrás. Entre Pellizotti e Sastre jogava-se o 3º lugar da geral. O Italiano levava a melhor. Seguiria até ao final sem que ninguém lhe tocasse. Ganhou a etapa e o 3º lugar na geral.

FRAQUEZA DE MENCHOV?

No Grupo de Di Luca, Menchov e Garzelli, quase nada se passava. Di Luca puxava, Menchov seguia... Dava a sensação de que Di Luca não conseguia aumentrar mais o ritmo e que, por mais que o Italiano fizesse, nunca o Russo ficaria para trás. No entanto, já com a meta à vista, Di Luca decidiu sprintar para fazer segundo e ganhar as bonificações e foi então que... surpresa! Menchov não conseguiu responder e acabou mesmo por ser ultrapassado por Garzelli fazendo quarto e não bonificando. Di Luca faz 3º atrás de Garzelli e recupera um total de 13 segundos para Menchov, mas fica a ideia que o Italiano podia ter testado o Russo mais cedo recuperando ainda mais tempo. Veremos Di Luca aprendeu a lição e ataca mais cedo no Vesúvio (19ª etapa).

Etapa 17

1 Franco Pellizotti (Ita) Liquigas 2.21.06

2 Stefano Garzelli (Ita) Acqua & Sapone - Caffe Mokambo 0.42

3 Danilo Di Luca (Ita) LPR Brakes - Farnese Vini 0.43

4 Denis Menchov (Rus) Rabobank 0.48

5 Ivan Basso (Ita) Liquigas 0.57

6 Marzio Bruseghin (Ita) Lampre - N.G.C. 1.54

7 Sylvester Szmyd (Pol) Liquigas 1.55

8 Michael Rogers (Aus) Team Columbia - Highroad 1.59

9 Carlos Sastre (Spa) Cervelo Test Team

10 Lance Armstrong (USA) Astana

11 Levi Leipheimer (USA) Astana

12 Tadej Valjavec (Slo) AG2R La Mondiale

13 Gilberto Simoni (Ita) Serramenti PVC Diquigiovanni-Androni Giocattoli 2.05

14 Francesco Masciarelli (Ita) Acqua & Sapone - Caffe Mokambo 2.09

15 Kanstantsin Siutsou (Blr) Team Columbia - Highroad 2.17

Class Geral

Menchov lidera com 26 segundos de vantagem sobre Di Luca e 2 minutos sobre Pellizotti. Basso está a 3.28 e Sastre a 3.30.

Sem comentários: