domingo, 31 de maio de 2009

Giro d'Italia etapa 20

Dia de São Gilbert


"Solo" mio!
Reuters

Sastre a solo no topo do vulcão. Di Luca tira tempo a Menchov. 18 segundos separam 1º e 2º na Geral. Pellizoti tem pódio quase garantido.

20ª Etapa

Se há equipa discreta nesta temporada, essa equipa tem sido a Silence-Lotto. Poucas – quase nenhumas – vitórias e um Giro onde se contam pelos dedos de uma mão as vezes em que um corredor da equipa esteve em destaque, mesmo que por apenas breves instantes. Hoje, tudo mudou. Desde cedo se viu que havia intenção da Silence-Lotto em levar a etapa para uma decisão sobre a meta. Como nunca até então, a Equipa Belga trabalhou na frente do pelotão para anular as diversas tentativas de fuga. No final, o trabalho compensou. Num ataque pouco antes da subida que conduzia à meta, Phillipe Gilbert isolou-se com Thomas Vockler e Yaroslav Popovich, e acabaria por vencer. Uma vitória ao estilo das grandes clássicas frente a um Vockler que deu luta até aos derradeiros metros.

DI LUCA AJUDA… MENCHOV

Mas a etapa de hoje fica marcada por um acontecimento muito antes da meta. Foi uma meia surpresa quando se viu Di Luca e Menchov a lutarem pelos 6 segundos de bonificação de uma meta volante a cerca de 50 quilómetros da meta. A LPR conseguiu anular a primeira fuga do dia mesmo a tempo de fazer um comboio para Di Luca (!!) de modo a que este pudesse reduzir tempo para o líder da geral. Mas Menchov acabaria por ser mais rápido que Di Luca e o feitiço virar-se-ia contra o feiticeiro. Menchov faria segundo lugar no sprint bonificando 4 segundos contra apenas 2 de Di Luca… resultado: Menchov ganha tempo aproveitando o trabalho da equipa rival.

…E FALHA O FINAL

A Di Luca restava aproveitar a subida que levava à meta para tentar bonificar e reduzir tempo para o contra-relógio de Domingo, mas o desenrolar da prova não deixou que tal acontecesse. Para muitas equipas esta etapa era sinónimo de salvação - a derradeira etapa para uma possível vitória - e muitas eram as equipas que procuravam não sair do Giro sem nada para recordar. Deste modo, os muitos ataques que surgiram nos quilómetros finais acabaram por tornar impossível a tarefa de Di Luca que assim segue para o duelo final a 20 segundos de Menchov. O Russo pode ir encomendando o champanhe e o caviar para a festa…

Etapa 20

1 Philippe Gilbert (Bel) Silence-Lotto 4.30.07

2 Thomas Voeckler (Fra) BBox Bouygues Telecom 0.02

3 Stefano Garzelli (Ita) Acqua & Sapone - Caffe Mokambo 0.07

Class Geral

Menchov lidera com 20 segundos de vantage sobre Di Luca.

Sem comentários: