sexta-feira, 29 de maio de 2009

Giro d'Italia etapa 19

"Solo" mio!

"Solo" mio!

Sastre a solo no topo do vulcão. Di Luca reduz tempo para Menchov. 18 segundos separam 1º e 2º na Geral. Garzelli tem pódio quase garantido.

19 ª Etapa - A Etapa de hoje resumiu-se practicamente à subida do Vesúvio. Durante os cerca de 150 quilómetros anteriores à montanha pouco ou nada se passou. Dois homens em fuga, alcançados mal a estrada começou a subir. Destaque-se o trabalho da LPR de Danilo Di Luca que conduziu a perseguição de modo milimétrico.

PRIMEIROS ATAQUES

Milimétrico também seria o timming para os primeiros ataques por parte de segundos planos. Agnoli da Liquigas poderia servir como "apoio" para um posterior movimento ofensivo de um dos seus capitães - Ivan Basso ou Franco Pellizotti - e foi o primeiro a "mexer" na corrida. Outros ataques de menor importância se seguiriam mas só quando Basso saiu do grupo da frente se pode dizer que começou realmente a corrida. Entretanto Agnoli já ficara para trás. Outros como Garzelli, Simoni, Arroyo também tentaram sair do gruopo e juntar-se a Basso, mas apenas Carlos Sastre o conseguiria de facto fazer. Durante parte da corrida os dois seguiram na frente. Lá atrás no grupo do Camisola Rosa havia grande expectativa. Di Luca teria forçosamente de atacar.

DI LUCA VS MENCHOV

Di Luca aprendeu com a lição do Blockhaus, quando só atacou Menchov no final e podia ter ganho mais tempo se o tivesse feito mais cedo. Hoje, decidiu testar o Russo logo à passagem do quilómetro 5 quando a subida do Vesúvio endurecia de modo súbito. Mas Menchov respondeu bem. Uma, duas, três vezes tentou Di Luca e uma, duas, três vezes respondeu Menchov. O Italiano não conseguia fazer descolar o Russo.

SASTRE SOZINHO

Entretanto, na frente da corrida, Sastre desfazia-se de Basso. O Italiano da Liquigas não parecia aguentar no ritmo do vencedor do Tour 2008. Basso ficava para trás deixando Sastre num solo a caminho da vitória. A 3 quilómetros da meta seria a vez de Pellizotti fazer a sua jogada. Com Di Luca e Menchov entretidos entre si, Pellizotti saiu disparado à procura de Basso. Pela primeira vez neste Giro, vimos colaboração entre os dois homens da Liquigas. Colaboração de pouca duração, diga-se. Basso, muito desgastado, acabaria por não conseguir seguir ao ritmo de Pellizotti que assim seguia rumo ao segundo lugar isolado. Basso, em quebra, seria mesmo ultrapassado a pouco metros da meta por Di Luca (3º) e Menchov (4º).

DI LUCA BONIFICA

Graças às bonificações, Di Luca recupera 8 segundos para Menchov e só 18 segundos separam os dois primeiros. O final de amanhã, num pequeno topo, é propício a uma vitória de Di Luca. O Giro está totalmente por decidir.

Etapa 19

1 Carlos Sastre (Spa) Cervelo Test Team 4.33.23

2 Franco Pellizotti (Ita) Liquigas 0.21

3 Danilo Di Luca (Ita) LPR Brakes - Farnese Vini 0.30

4 Denis Menchov (Rus) Rabobank

5 Ivan Basso (Ita) Liquigas 0.35

6 Levi Leipheimer (USA) Astana 0.53

7 Tadej Valjavec (Slo) AG2R La Mondiale 1.14

8 Serge Pauwels (Bel) Cervelo Test Team 1.15

9 Jose Serpa (Col) Serramenti PVC Diquigiovanni

10 Stefano Garzelli (Ita) Acqua & Sapone - Caffe Mokambo

11 David Arroyo (Spa) Caisse d'Epargne

12 Marzio Bruseghin (Ita) Lampre - N.G.C. 1.29

13 Gilberto Simoni (Ita) Serramenti PVC Diquigiovanni 1.32

14 Kevin Seeldraeyers (Bel) Quick Step 1.38

15 Francesco Masciarelli (Ita) Acqua & Sapone - Caffe Mokambo 1.40

16 Lance Armstrong (USA) Astana 1.42

17 Arnold Jeannesson (Fra) Caisse d'Epargne 1.54

18 Daniel Navarro (Spa) Astana 2.26

19 Mauricio Ardila (Col) Rabobank 2.41

20 Damiano Cunego (Ita) Lampre - N.G.C. 2.44

21 Yaroslav Popovych (Ukr) Astana 2.51

22 Kanstantsin Siutsou (Blr) Team Columbia - Highroad 2.57

23 Janez Brajkovic (Slo) Astana

24 Carlos José Ochoa (Ven) Serramenti PVC Diquigiovanni

25 Paolo Tiralongo (Ita) Lampre - N.G.C.

26 Francis De Greef (Bel) Silence-Lotto

27 Michael Rogers (Aus) Team Columbia - Highroad

28 Alexander Efimkin (Rus) AG2R La Mondiale

29 Marcos Garcia (Spa) Xacobeo Galicia

30 Pablo Lastras (Spa) Caisse d'Epargne

Class Geral

Denis Menchov lidera com 18 segundos de vantagem sobre Di Luca e 1.39 minutos sobre Pellizotti.

Sem comentários: