sábado, 6 de junho de 2009

Sala no Jamor simula treino em altitude


INSTALAÇÃO FOI INAUGURADA ESTA SEXTA-FEIRA
Luanne at base camp

A recriação de atmosferas com concentração de oxigénio reduzida que permitam aos atletas simular treinos em altitude é o objectivo da primeira sala do género em Portugal inaugurada esta sexta-feira no Centro Desportivo Nacional do Jamor, em Oeiras.

"Não temos em Portugal nenhum local, nenhuma montanha para treino em altitude, logo temos que encontrar outras soluções", disse hoje o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, na inauguração da nova sala de treino em altitude, que permite simular atmosferas até aos oito mil metros de altitude.

Desse modo, Laurentino Dias sublinhou que se trata de "uma sala onde se pode recriar um ambiente de altitude e onde os atletas das diversas modalidades que tenham esta componente de treino em altitude podem ir, trabalhando com os serviços do Instituto de Desporto e sabendo a todo o momento as condições físicas em que se encontram e poderem apurá-las para as grandes competições".

Os alpinistas Daniela Teixeira e Paulo Roxo, que se preparam para partir para o Paquistão e tentar escalar uma montanha da cordilheira do Caracórum com cerca de oito mil metros de altitude, confessaram que uma sala como a que hoje foi inaugurada, e que só estará disponível para os atletas a partir da próxima segunda-feira, teria sido bastante útil para a sua preparação.

"Penso que esta sala é fundamental e que nos pode ajudar bastante ao nível do treino, especialmente a priori, pode dar-nos uma grande ajuda ao nível da aclimatação. Podemos sair para uma expedição já com uma aclimatização prévia, optimizando assim as nossas oportunidades de sucesso", declarou Daniela Teixeira.

Paulo Roxo pensa que "a importância maior seja ao nível do treino de resistência" e "ao nível da aclimatação prévia", porque "muitas vezes os campos base das montanhas de oito mil metros estão situados já bastante alto e para isso é necessária uma prévia aclimatação".

Para testar a exposição a este tipo de atmosfera e permitir uma maior habituação às condições fisiológicas criadas, vai ser possível passar largos períodos na sala de treino em altitude, e inclusive, pernoitar no espaço.

O presidente do Instituto do Desporto de Portugal (IDP), Luís Sardinha, disse à Lusa que a sala poderá vir a receber entre 50 a 100 atletas por ano, portugueses e estrangeiros, que queiram usufruir do espaço que "permite recriar diferentes atmosferas de diferentes altitudes desde o nível do mar até aos oito mil metros".

"Hoje está bem documentado que, quando existe uma exposição, nomeadamente a partir dos 1500/2000 metros, decorrem algumas adaptações fisiológicas que são relevantes para algumas modalidades desportivas em que existam essencialmente actividades de longa duração. É um grande contributo para atletas do atletismo, do triatlo e de muitas outras modalidades", sublinhou Luís Sardinha.

Quanto ao custo nesta sala o presidente do IDP referiu que o grosso do investimento, cerca de 60 mil euros, foi aplicado no dispositivo que permite simular as condições de concentração de oxigénio em diferentes altitudes.

Sem comentários: