quinta-feira, 18 de junho de 2009

Novo presidente do Alhandra quer sanear financeiramente o clube

Entrevista 17 Jun 2009
Vítor Silva é gestor de empresas e tem plano para revitalizar associação

foto


Ajudar ao saneamento financeiro do Alhandra Sporting Club (ASC), conseguir vender a actual sede para poder avançar com a construção de uma nova junto às piscinas e ter as futuras instalações da secção náutica a funcionar em pleno, são os grandes objectivos para os próximos dois anos de mandato do novo presidente do ASC, Vítor Silva.

Licenciado em finanças, o gestor de empresas de 61 anos, que nasceu, cresceu e mora em Alhandra já pertencia à anterior direcção, mas em Março último, assumiu o leme da presidência do clube.

Conhecedor da situação financeira do ASC, garante que daqui para a frente não será dado “um passo maior que a perna” e que os grandes projectos para o futuro só avançarão quando tiverem condições e forem financeiramente suportáveis. “Temos de consolidar a situação económica do Alhandra”, salienta o novo presidente.

Actualmente o ASC tem um passivo de 430 mil euros. Vítor Silva apresenta os documentos. A construção da piscina Baptista Pereira, inaugurada a 21 de Setembro de 2003, é o principal investimento responsável pelo passivo do clube. Inicialmente foi feito um pedido de financiamento a uma entidade bancária, na ordem dos 200 mil euros, para a construção do espaço desportivo, com taxas de juro elevadas e dando a actual sede como hipoteca. Vítor Silva afirma que essa situação era uma “asfixia” para o clube e que não tinha condições para suportar mais essa situação. Em Outubro do ano passado foi conseguido um novo acordo mais favorável ao clube. “Conseguimos um empréstimo a doze anos de 225 mil euros com a hipoteca das piscinas. Pagamos o outro financiamento, libertamos o nome de oito associados e diminuímos o passivo. Ficamos a pagar pouco mais de 2 mil euros mensais”, revela o responsável.

Considera que o ASC é dos poucos clubes de Vila Franca de Xira com tradições na natação criando-se um “amor e fervor clubistico”, envolvendo a modalidade. Apesar de as coisas terem melhorado com o novo financiamento, o presidente garante que não é fácil gerir e criar receitas para fazer face às despesas. “Se fosse hoje teríamos de ser mais ponderados e realistas”, afirma. No entanto deixa uma garantia. “Não gostaria de falar em vender. Até porque não é fácil os alhandrenses permitirem a venda Mas não ponho de parte a hipótese de um protocolo com a câmara de entreajuda sobre os custos de manutenção da piscina. O futuro dirá como será a evolução”, afirma Vítor Silva.

Previstas três grandes obras para o ASC

Das três grandes obras previstas para o Alhandra Sporting Club, Vítor Silva espera ter duas concretizadas até ao final do seu mandato. Uma é a construção da futura sede do ASC, junto à piscina Baptista Pereira. “Estamos à espera de vender a sede actual para poder financiar a construção da nova” conta o dirigente.

A outra é a instalação da nova sede para a secção náutica do ASC, na antiga fábrica da Saniaço, adquirida pela autarquia de Vila Franca de Xira. A câmara aguarda a apresentação de um plano de viabilidade e custos da ocupação do espaço. De acordo com Vítor Silva, o trabalho, de adaptação da actual para a futura sede da náutica, já está a ser feito por um arquitecto, a custo zero. Acrescenta ainda que aguardam uma verba, a ser paga por parte do Montepio ao ASC pela saída das instalações. “Estamos a contar com esse valor para ajudar a complementar as obras na nova sede”, adianta.

O terceiro grande investimento é a construção do futuro parque polidesportivo que virá substituir a campo da hortinha. O empreendimento está previsto ser construído nos terrenos da Cimianto, prometidos pela câmara de Vila Franca de Xira ao ASC. “Estamos à espera que a autarquia nos faça o protocolo de entrega. As coisas têm estado um pouco mais demoradas devido à má situação financeira da Cimianto”, recorda Vítor Silva.

Sede do ASC à venda por 362 mil euros com projecto aprovado

O momento de crise no sector imobiliário é, para Vítor Silva, uma das principais razões pelo facto de a actual sede do clube, ainda não ter sido vendida. “ Está à venda por 362 mil euros. Já houve algumas hipóteses, mas o momento também não tem sido o melhor em termos de valorização de património imobiliário. Temos projecto aprovado para cinco fogos, uma loja e estacionamentos” revela o presidente. Foi proposto á câmara de Vila Franca de Xira um projecto inicial de seis fogos mas a autarquia Vilafranquense aprovou só cinco.

Vítor Silva espera que a venda se concretize a breve prazo. “Se vendêssemos a sede mais rapidamente iríamos dotar as novas instalações que estão previstas com as infra-estruturas necessárias. Não se tendo realizado ainda a venda da sede, vamos mais devagar. Não vamos é dar um passo maior que a perna” garante o dirigente.

Alteração aos estatutos em perspectiva

“Sou um defensor de que haja cada vez mais uma articulação entre todas as secções e o mínimo de estrutura empresarial”. É esta a visão que Vítor Silva tem para as várias secções existentes no Alhandra Sporting Club.

O novo presidente defende que as secções devem ter a sua autonomia mas tem sempre que haver uma supervisão superior ao nível da direcção do clube. Não fala em juntar secções mas prevê algumas alterações e ajustamentos. Vamos analisar e propor em breve alguma revisão dos estatutos como forma de melhorar a articulação e enquadramento de todas secções com um único objectivo: defender o nome do Alhandra Sporting Club”, conclui o presidente do clube.

Sem comentários: