domingo, 14 de junho de 2009

2009 Ferrol ITU Triathlon European and American Cup and Iberoamerican Championships

Mariana Costa foi a melhor classificada no Campeonato Iberoamericano que esta manhã se disputou em Ferrol, em Espanha. À saída da água a atleta portuguesa integrou um pequeno grupo de quatro atletas que liderou durante toda a prova.

Durante o segmento de ciclismo o quarteto onde estava Mariana Costa acabou por receber mais elementos vindos de trás. Formava-se assim na frente um grupo com 7 atletas. À entrada para a segunda transição a segunda portuguesa a deixar a bicicleta no parque foi Filipa Ferreira, que integrava o primeiro grupo perseguidor a dois minutos do grupo da frente. Joana Marques entrava no parque de transição um minuto mais tarde, num pequeno grupo.

Na corrida final, Mariana Costa (apenas no segundo triatlo na distância olímpica) conseguiu seguir o ritmo das atletas mais velhas durante a maior parte do tempo. À chegada a primeira a cruzar a linha de meta foi a dinamarquesa Helle Frederikson, seguida pela espanhola Marina Damlaicourt e pela espanhola Maria Pujol. Na quarta posição ficou a australiana Maxine Sear e no quinto lugar, mas na terceira posição entre as Ibero-Americanas ficou Mariana Costa.
Filipa Ferreira classificou-se na 12ª posição, Joana Marques foi 15ª e Ana Filipa Sampaio foi 18ª. Desta forma, Mariana Costa, tal como Filipa Ferreira e Joana Marques pontuaram para o Ranking Internacional.

Na competição masculina a equipa portuguesa voltou a estar em plano de evidência. À saída da água João Serrana liderava o pelotão. Enquanto que João Amorim e Hugo Ventura vinham pouco depois, também eles com um excelente segmento de natação. Pouco depois entravam na primeira transição Fabrício Tomás, Ruben Costa e Pedro Palma.

No segmento de ciclismo os jovens atletas portugueses (ainda todos juniores) estiveram sempre nos lugares da frente, sobretudo por intermédio de Hugo Ventura e João Amorim. Pedro Palma recuperou neste segmento e conseguiu integrar o numeroso grupo da frente, passando Portugal a contar com quatro atletas no primeiro grupo. Já na penúltima volta, Hugo Ventura destacou-se na companhia de dois atletas nórdicos chegando ao parque de transição com um minuto de vantagem sobre o pelotão.

Na corrida final, na segunda volta, os fugitivos foram alcançados pelos corredores mais fortes passando o francês Yohann Vincent a liderar a prova seguido pelo mexicano Cristano Grajales e pelos espanhóis José Miguel Perez e Ramon Ejeda. Estas foram as posições à chegada. Desta forma, o Campeão Ibérico foi Grajales, seguido por Perez e Ejeda. Hugo Ventura foi o melhor português terminando na 13ª posição e somando pela primeira vez pontos para o ranking internacional. O segundo melhor português foi Pedro Palma, na 23ª posição, seguido por João Amorim na 35ª, Rubén Costa na 36ª, João Serrano na 37ª e Fabrício Tomás na 41ª.



site da prova

Sem comentários: