quinta-feira, 10 de setembro de 2009

E são estas as razões para quem não sabia...(yeah right)



Porque saiu Vanessa Fernandes do ranking mundial?

Lesões, treinos “condicionados” durante o Inverno e a “alguma falta de sorte”: são as explicações do Director Técnico Nacional (DTN) da Federação de Triatlo de Portugal (FTP) para justificar a ausência de Vanessa Fernandes do “ranking” Mundial.



Azar, lesões e falta de treino no Inverno apagaram Vanessa Fernandes do "ranking" Mundial

O Director Técnico Nacional (DTN) da Federação de Triatlo de Portugal (FTP) afirmou que ausência de Vanessa Fernandes do “ranking” Mundial fica a dever-se às lesões, aos treinos “condicionados” durante o Inverno e a “alguma falta de sorte”.


“Os resultados não são satisfatórios, sabendo que os resultados apresentados pela Vanessa estão neste momento todos eles condicionados por um Inverno sem base de treino suficiente”, disse à Agência Lusa Sérgio Santos, acrescentando que “além das lesões e da falta de um Inverno consistente, a própria Vanessa sentiu este ano, pela primeira vez, seria uma temporada diferente, intercalar”.

Depois de ter fracturado a clavícula em Janeiro, a triatleta, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim, ainda não pontuou em nenhuma das sete etapas do campeonato do Mundo de triatlo (World Championship Series), tendo desistido em Londres (Inglaterra) e Kitzbühel (Áustria), depois de ter conquistado o bronze no Europeu, em Holten (Alemanha).

“Também penso que existiu alguma falta de sorte. Quando a forma desportiva subia e, a seguir ao Europeu, esperava-se que fosse gradualmente evoluindo, surgiu a lesão no adutor, que atribuo à tal falta de base do Inverno”, referiu.

Admitindo que “os níveis de confiança não são os mesmos”, Sérgio Santos confia no regresso, em pleno, de Vanessa Fernandes na próxima época.

“Para 2010 e com o início da qualificação Olímpica as coisas terão de ser diferentes”, frisou o DTN, adiantando que a triatleta “terá de fazer um Inverno, de 2009/10, como fez até ao ano passado se quer voltar e competir ao mesmo nível”.

Aguardando pela prestação de Vanessa Fernandes na finalíssima do Mundial, na Goald Coast (Austrália), o técnico estabelece como meta a qualificação olímpica, para Londres2012.

“A Vanessa já fez este caminho, passou de júnior desconhecida a vencedora de 20 taças de Mundo, campeã do Mundo e cinco vezes da Europa. Se quer voltar a ser a mesma, terá de fazer novamente esse caminho. A competição é mesmo assim e a Vanessa é uma competidora, que terá de voltar a trabalhar da mesma forma para alcançar os mesmos resultados”, sublinhou.

A última prova do Mundial, no domingo, será para Vanessa Fernandes, segundo o DTN, “uma boa oportunidade para terminar a temporada internacional com boas sensações”, num “ensaio” para 2010.

No sábado, correm, também em Elites, Bruno Pais (29.º no ranking) e Duarte Marques (74.º), com o objectivo de “alcançar uma posição que permita o melhor resultado no ranking final”.

“Em sub-23, vamos tentar melhorar os resultados do ano anterior e avaliar se estarão preparados para eventualmente integrar também a qualificação Olímpica em 2010”, realçou Sérgio Santos, aludindo à participação de João José Pereira, João Silva e Miguel Arraiolos, na prova, sexta-feira.

No escalão de juniores, também domingo, Portugal vai estar representado por João Amorim, Pedro Laginha Palma e Ruben Costa.

A selecção lusa está na Austrália, desde 01 de Agosto, para a adaptação ao fuso horário e às condições climatéricas, no Sports Super Centre, situado a seis quilómetros do local da competição.

Sem comentários: