sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Dôr de cotovelo....

Valores sanguíneos de Armstrong geram suspeita
ESPECIALISTA DINAMARQUÊS DIZ QUE EXISTEM SINAIS DE DOPING

Os valores sanguíneos registados pelo norte-americano Lance Armstrong durante a recente Volta a França podem indicar o recurso ao doping por parte do heptacampeão do Tour, que foi o 3.º classificado na prova gaulesa deste ano ano.

Quem o afirma é Jakob Mørkebjerg, especialista dinamarquês do hospital de Bispebjerg (Copenhaga), baseando-se no facto de a quantidade de glóbulos vermelhos e o valor de hematócrito e hemoglobina do ciclista serem os mesmos no primeiro e último dia da prova, algo que não é nada normal.

"Segundo as nossas investigações, sabemos que num esforço duro como o que representa uma Volta a França ver-se-ia um queda significativa desses valores sanguíneos e isso não ocorre com Lance Armstrong", afirmou Mørkebjerg, em declarações ao canal de televisão público DR, admitindo ainda que esta anomalia pode dever-se ao recurso a transfusões sanguíneas.

O referido especialista estranha ainda que a taxa de hematócrito de Armstrong tenha passado de 40,7 para 43,1 entre os dias 11 e 14 de julho, sensivelmente a meio da Volta a França. "Com isto não quero dizer que se tenha dopado, mas essa poderia ser uma das causas", acrescentou Mørkebjerg, embora admitindo que o facto de o ciclista ter sofrido uma diarreia ou desidratação possa também explicar a situação.

No entanto, esta estabilidade dos valores sanguíneos de Lance Armstrong no Tour contrasta com os números registados na Volta a Itália, dois meses antes, em que se registou a habitual quebra nos respetivos valores de hematócrito.

E mais uma vez vão tentar arranjar controvérsia para tentar deitar o homem abaixo...

Sem comentários: