quinta-feira, 9 de julho de 2009

Tour de France etapa 6

Hushovd ganha à chuva


Hushovd ganha à chuva

Num dia de muita chuva e final urbano, o Norueguês impôs-se ao sprint no alto de Montjuic. Hushovd aproxima-se de Cavendish na classificação por pontos.

Etapa 6 - Muita chuva nesta etapa espanhola. Desde a partida em Gerona até à chegada em Barcelona, o pelotão passou por estradas sinuosas e molhadas. Uma etapa perigosa mas com o terreno e clima perfeito para ciclistas como Sylvain Chavanel. O Francês da Quickstep (mas que vive em Gerona) integrou a fuga do dia em companhia do compatriota Sephane Augé (Cofidis) e do Escocês David Millar (Garmin). Os 3 eram homens perigosos para este tipo de etapa: Millar e Chavanel são contra-relogistas de excepção e Augé é um rolador nato. O Francês é novo líder da montanha graças aos pontos alcançados nas contagens de 3ª e 4ª categoria ultrapassadas na frente.

FUGA PERIGOSA, ASTANA DEFENDE

Sabendo do perigo que o trio fugitivo constituía, o pelotão passou a ser controlado pela Astana. A equipa de Armstrong e Contador estava preocupada em manter os seus líderes a salvo de quedas antes de uma etapa importante como a de amanhã. Cerca de 4 minutos foi o máximo que conseguiram os homens da fuga – suficientes, no entanto, para que Millar (10º da geral à partida) fosse virtual Camisola Amarela durante quase toda a etapa.

Antes da entrada em Barcelona, onde a etapa terminava no alto de Montjuic, os 3 da fuga viriam ainda a contar com a ajuda de um 4º elemento: Amets Txurruka. O Basco da Euskatel deixaria o pelotão num ataque fulgurante, sem que ninguém lhe respondesse. Os quatro ainda rolariam algum tempo em conjunto até cerca de 30 quilómetros da meta, quando Millar se decidiu a ir sozinho. Lá atrás, no pelotão, a Cervelo de Hushovd entrava ao serviço e a vantagem dos fugitivos caía muito depressa. Rapidamente Augé e Chavanel seriam alcançados. Txurruka ainda continuaria, mas seria também alcançado, já em Barcelona.

HUSHOVD A SUBIR

A dúvida quanto ao desfecho da etapa ainda subsistiu até bem perto da meta. A 10 quilómetros do final Millar tinha 1 minuto de vantagem. Poderia até ser suficiente se não houvesse a subida final para Montjuic com apenas 500 metros, mas quase 7% de inclinação. Millar seria mesmo alcançado e a etapa decidida ao sprint, mas, desta vez, sem Cavendish, um ciclista rápido mas nada talhado para subidas como a de Montjuic. A luta final fez-se entre os esperados Freire e Hushovd, com vantagem para este último que sobe ao segundo posto na luta pela Camisola Verde. Hushovd tem agora 105 pontos contra os 106 de Cavendish que não pontuou. Cancellara terminou em 10º e mantém a Camisola Amarela. Armstrong – apesar de a sua equipa ter andado na frente da etapa quase todo dia – nem sequer tentou.

AZARES

Mais um azar para Boonen. O Belga da Quickstep que furara ontem duas vezes em momentos difíceis, caiu hoje, já nos 10 quilómetros finais, vítima da muita chuva que se fazia sentir na Capital Catalã. Também vítima dos cortes provocados por uma das várias quedas em Barcelona, Menchov acabaria por perder mais um 1'02''.

CLASSIFICAÇÃO ETAPA

1 Thor Hushovd (Noruega) Cervelo Test Team 4:21:33

2 Oscar Freire Gomez (Espanha) Rabobank

3 Jose Joaquin Rojas Gil (Espanha) Caisse d'Epargne

4 Gerald Ciolek (Alemanha) Team Milram

5 Franco Pellizotti (Itália) Liquigas

6 Filippo Pozzato (Itália) Team Katusha

7 Alessandro Ballan (Itália) Lampre - NGC

8 Rinaldo Nocentini (Itália) AG2R La Mondiale

9 Cadel Evans (Austrália) Silence – Lotto

10 Fabian Cancellara (Suiça) Team Saxo Bank

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1 Fabian Cancellara (Suiça) Team Saxo Bank 10:38:07

2 Lance Armstrong (Estados Unidos) Astana

3 Alberto Contador (Espanha) Astana 0:00:19

4 Andreas Klöden (Alemanha) Astana 0:00:23

5 Levi Leipheimer (Estados Unidos ) Astana 0:00:31

6 Bradley Wiggins (Grã Bretanha) Garmin - Slipstream 0:00:38

7 Tony Martin (Alemanha) Team Columbia – HTC 0:52

8 Christian Vande Velde (Estados Unidos) Garmin – Slipstream 1:16

9 Gustav Erik Larsson (Suécia) Team Saxo Bank 1:22

10 Maxime Monfort (Bélgica) Team Columbia – HTC 1:29

...

29 Sérgio Paulinho (PORTUGAL) 3:11

118 Rui Costa (PORTUGAL) 8:23

Sem comentários: