segunda-feira, 6 de julho de 2009

Campeonatos da Europa Triatlo 09 - rescaldo

Felicitações a todos pelo desempenho nos Europeus......




E já passaram mais uns Campeonatos da Europa de Triatlo em que Portugal arrecadou uma única medalha, conseguida por Vanessa Fernandes com um 3º lugar merecido de volta à alta competição depois de tantos meses em espera...
A sucessora de Vanessa Fernandes como Campeã Europeia de Triatlo em Elites é a suíça Nicola Spirig. Anaís Moniz desistiu e Bárbara Clemente foi 40.ª classificada.O objectivo de ser Hexacampeã Europeia de Triatlo era complicado de alcançar, pois Vanessa Fernandes viu o início da época afectado por uma lesão no ombro. Esteve no último mês em altitude, no Centro de Estágio de Font Romeu, e na semana passada venceu o II Triatlo Cidade de Abrantes. Em Holten, a atleta natural de Perosinho conquistou a medalha de bronze e ainda lutou pela prata com Elizabeth May, mas a atleta luxemburguesa revelou-se mais forte na corrida final. O título de Campeã Europeia de Triatlo ficou para Nicola Spirig, com o tempo de 01h55m42s, menos 29 segundos que Elizabeth May e 50 segundos que Vanessa Fernandes. Após 1500 metros de natação, Vanessa integrou o primeiro grupo no ciclismo, constituído por 13 atletas. Logo atrás, a perseguição era feita por onze atletas, entre elas estava a portuguesa Anaís Moniz. Logo no final da primeira volta, os dois grupos juntaram-se e foi então um grupo numeroso o que cumpriu os quilómetros que faltavam dos 40 previstos. À chegada ao parque de transição, o grupo mantinha-se compacto e Vanessa Fernandes, como lhe é característico, saiu muito forte para os dez mil metros de corrida, ficando na frente com Nicola Spirig. No entanto, a triatleta suíça ganhou alguma vantagem no final da primeira volta. Entretanto, Elizabeth May colou a Vanessa Fernandes, a qual ainda reagiu e tentou garantir o segundo lugar, mas acabou por concluir o Campeonato da Europa de Triatlo de Elites na terceira posição. Quanto às restantes atletas portuguesas em prova, Anaís Moniz desistiu quando já estava no segmento de corrida, enquanto Bárbara Clemente foi 40.ª classificada, com o tempo de 02h10m23s. A primeira atleta holandesa a cortar a meta foi Lisa Mensink, na décima posição, atrás de Lisa Norden (quarta), Daniela Ryf, Hollie Avil, Melanie Annaheim, Irina Abysova e Helle Frederiksen.

EK Triathlon 2009 Dames:
1. Nicola Spirig (SUI) 01:55:42
2. Elizabeth May (LUX) 01:56:11
3. Vanessa Fernandes (POR) 01:56:32

Image

Os outros portugueses tiveram boas prestações, especialmente Bruno Pais com um 7º lugar bem conseguido, (4º melhor segmento de corrida - 31:33) e depois com Duarte Marques em 19º, João Pereira 27º, João Silva 30º e por fim Miguel Arraiolos em 49º.

EK Triathlon 2009 Mannen:
1. Javier Gomez (ESP) 01:44:14
2. Alistair Brownlee (GBR) 01:44:41
3. Alexander Brukhankov (RUS) 01:44:49

Image

Nas elites mulheres a Barbara Clemente foi 40º e Anais Moniz desistiu já segmento de corrida.

Juniores femininas a melhor foi a Mariana Costa 24ª e Sofia Almeida em 39ª, já a Filipa Ferreira desistiu no segmento de corrida.

Juniores masculinos foi o Ruben Costa o melhor classificado no 15º lugar, seguido de Pedro Palma em 18º, João Amorim 25º, Hugo Ventura 36º e João Serrano 44º.
O novo Campeão Europeu de Triatlo é o britânico Jonathan Brownlee. Ruben Costa ficou a um minuto e seis segundos do vencedor. O triatleta português terminou o Campeonato da Europa de Triatlo de Juniores na 15.ª posição, com o tempo de 54m14s. Foi o português melhor classificado na prova. Pedro Laginha Palma, Vice-campeão Europeu de Duatlo júnior e medalha de ouro no por equipas em Elites, concluiu a prova no 17.º lugar, após uma boa recuperação no final do ciclismo. Ficou a apenas quatro segundos de Ruben Costa, 54m18s. João Amorim foi 25.º classificado com o registo final de 54m54s. Mais atrás ficaram Hugo Ventura (36.º, com 55m31s) e João Serrano (44.º, com 56m02s). Quanto à prova, João Serrano foi o primeiro atleta português a sair da água, seguindo-se Hugo Ventura, João Amorim e Ruben Costa. Este quarteto integrou o primeiro grupo no ciclismo, enquanto Pedro Laginha Palma, que saiu da água mais atrasado, era um dos elementos do grupo perseguidor, que rolava a 20 segundos de diferença. Na última volta do ciclismo, Pedro Laginha Palma atacou e alcançou o primeiro grupo, chegando ao parque de transição já integrado. Na frente, Jonathan Brownlee superiorizou-se ao espanhol Mario Mola e ao russo Anton Kozlov e conquistou o título de Campeão Europeu de Triatlo Júnior com o tempo de 53m08s. Uma grande vitória para o atleta britânico que no ano passado saiu de Lisboa com a medalha de bronze no Campeonato da Europa de Triatlo de Juniores. Refira-se que Jonathan Brownlee garantiu também o bronze em Vancouver, no Campeonato do Mundo de Triatlo neste escalão. Em Holten, Mario Mola completou a prova com 53m27s e o russo Anton Kozlov com 53m40s.

Também o Tiago Lobo foi medalhado na prova de "age-groups" com o 3º lugar.

Sem comentários: