
Seleccionadores de triatlo fazem equipa no desafio Cape Epic de BTT na África do Sul

Sérgio Santos, director técnico e seleccionador português de triatlo, e António Jourdan, técnico nacional sub-23, vão participar no Cape Epic 2009, a mais exigente prova de BTT do Mundo, de 21 a 28 de Março, na África do Sul.
Os treinadores licenciados em educação física, de 39 e 38 anos, respectivamente, vão fazer equipa num duro desafio, que obriga a mais de 100 quilómetros diários (675 no total) sob temperaturas entre os 30 e os 40 graus e que este ano vai reunir 609 equipas, 1 218 atletas de 42 países.
Os dois elementos da equipa estão obrigados a estar juntos durante toda a prova, nunca separados por mais de dois minutos: durante a semana de competição, só podem ser assistidos pelo parceiro, num desafio em que o gps é proibido e há apenas três pontos de reabastecimento de água por etapa.
Entre os objectivos da iniciativa destacam-se o "levar Portugal à África do Sul quatro meses antes do campeonato do Mundo de futebol", bem como "testar os limites de resistência de atletas não profissionais".
"Desenvolver e testar sistemas de treino para competições BTT por etapas, divulgar informação técnico-logística para preparação/participação nestes eventos e transmitir um espírito de missão, entreajuda e sacrifício aos atletas" que treinam, também são metas que pretendem atingir.
A equipa lusa vai fazer de 14 a 19 de Março um estágio de adaptação às condições da prova, depois de um vasto programa de preparação que vai decorrer em Portugal.
Sérgio Santos e António Jourdan, treinadores da vice-campeã olímpica Vanessa Fernandes e restantes internacionais portugueses, já participaram na exigente prova IronMan Finisher, bem como um várias maratonas.
Sem comentários:
Enviar um comentário