quinta-feira, 9 de julho de 2009

Tour de France etapa 5

Tomas Voeckler voa a solo


Tomas Voeckler voa a solo

À etapa 5 registou-se a primeira vitória para os franceses na edição 2009 do Tour, na primeira vez em que uma fuga foi bem sucedida.

Etapa 5 - Àquinta etapa registou-se a primeira vitória para os franceses na edição 2009 do Tour, na primeira vez em que uma fuga foi bem sucedida.

Não foi a 14 de Julho, o dia em que os franceses celebram a tomada da Bastilha, porque Thomas Voeckler decidiu antecipar a festa e dar aos seus conterrâneos a já tradicional vitória anual no Tour (desde 2000 que os ciclistas gauleses mantêm a média de um triunfo por ano).

Em semana propícia a fugas, hoje não foi excepção, com dois grupos de três ciclistas a saltarem para a frente logo ao km 20. Demorariam 10 km a perceber que juntos as probabilidades de sucesso aumentavam, mas lá se juntaram. Anthony Geslin (Française des Jeux), Marcin Sapa (Lampre), Thomas Voeckler (BBOX Bouygues Telecom), Yauheni Hutarovich (Française des Jeux), Mikhael Ignatiev (Katusha) e Albert Timmer (Skil-Shimano) eram os homens que iriam andar fugidos durante quase todo o dia.

VENTO VOLTA A ATACAR

Estavam todos avisados mas nem por isso se evitaram os cortes no pelotão. O vento forte voltou a fazer estragos, ainda que desta vez todos os favoritos estivessem bem colocados no grupo da frente, onde Cancellara e a Astana se voltaram a unir para imprimir um ritmo demasiado forte para alguns. Tom Boonen foi mesmo a excepção à regra, o belga “furou” na pior altura possível e perdeu o comboio da frente, ficando desde logo afastado da luta por uma eventual vitória na etapa.

PELOTÃO DESPERTOU TARDE

Enquanto cá atrás as movimentações para anular a fuga se intensificavam, com as equipas dos sprinters a trabalharem afincadamente, lá na frente havia alguma indecisão sobre quem seria o primeiro a atacar.

Voeckler, que já andou de amarelo no passado, era um dos mais experientes, soube esperar o tempo certo e de certa forma aproveitou a indefinição dos seus colegas de fuga. Ignatiev que é um excelente contra-relogistas e o bielorusso Hutarovich, o mais rápido dos escapados e que este ano já obteve cinco triunfos, marcaram passo e viram o francês arrancar de forma decidida, numa cavalgada que só terminaria com a consagração de Voeckler.

Ignatiev acabou ainda por fazer 2º, escassos metros atrás terminava também o pelotão, onde uma vez mais Mark Cavendish bateu Tyler Farrar, provando que nem a feijões gosta de perder um sprint.

GESINK DE FORA

O prémio de azarado do dia foi para o jovem holandês Robert Gesink. O ciclista da Rabobank caiu na última descida do dia e no final da etapa foi transportado para o hospital, onde se viria a confirmar uma fractura do rádio inferior, lesão impeditiva para a jovem esperança continuar a dar o seu contributo à equipa.

Erik Breukink, director desportivo do conjunto holandês, contava com Gesink para a montanha, onde seria um dos companheiros de Dennis Menchov, mas a sorte não está definitivamente a acompanhar a Rabobank.

CLASSIFICAÇÃO ETAPA

1 Thomas Voeckler (França) BBOX Bouygues Telecom 4:29:35

2 Mikhail Ignatiev (Rússia) Team Katusha 0:00:07

3 Mark Cavendish (Grã Bretanha) Team Columbia – HTC

4 Tyler Farrar (Estados Unidos) Garmin – Slipstream

5 Gerald Ciolek (Alemanha) Team Milram

6 Danilo Napolitano (Itália) Team Katusha

7 Jose Joaquin Rojas Gil (Espanha) Caisse d'Epargne

8 Lloyd Mondory (França) AG2R La Mondiale

9 Oscar Freire (Espanha) Rabobank

10 Thor Hushovd (Nor) Cervelo Test Team

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1 Fabian Cancellara (Suiça) Team Saxo Bank 10:38:07

2 Lance Armstrong (Estados Unidos) Astana

3 Alberto Contador (Espanha) Astana 0:00:19

4 Andreas Klöden (Alemanha) Astana 0:00:23

5 Levi Leipheimer (Estados Unidos ) Astana 0:00:31

6 Bradley Wiggins (Grã Bretanha) Garmin - Slipstream 0:00:38

7 Haimar Zubeldia Aguirre (Espanha) Astana 0:00:51

8 Tony Martin (Alemanha) Team Columbia - HTC 0:00:52

9 David Zabriskie (Estados Unidos) Garmin - Slipstream 0:01:06

10 David Millar (Grã Bretanha) Garmin - Slipstream 0:01:07

11 Sergio Paulinho (PORTUGAL) Astana 0:01:16

12 Christian Vande Velde (Estados Unidos) Garmin – Slipstream

13 Gustav Erik Larsson (Suécia) Team Saxo Bank 0:01:22

14 Maxime Monfort (Bélgica) Team Columbia - HTC 0:01:29

15 Roman Kreuziger (República Checa) Liquigas 0:01:31

Sem comentários: