segunda-feira, 27 de julho de 2009

JEANTEX BIKE Transalp Race 09


Transalp relato 15-07-09

Depois de uma viagem de 2400 Kms para chegar à vila de Mittenwald no Tirol alemão,

deparámo-nos com um lugar muito acolhedor e simpático e tipicamente tirolês.

Depois de uma ida ao secretariado da prova para levantar dorsais e pedir algumas informações fomos então estacionar a auto-caravana no parque e tratar de nos instalarmos o melhor possivel.

Eu por opção fiquei na minha tenda que montei encostada à auto-caravana e o resto do pessoal ficou na caravana, o Nuno, o Renato,o Rui e mais dois que pertencem a outra equipa.

Na véspera da partida fomos então á pasta party que era num jardim um tanto ou quanto grande só que começou a chover a determinada altura e acabámos por vir logo embora assim que comemos, e viemos então para fazer os últimos preparativos.

À que esperar pelo que o dia da partida nos trás. Vésperas da partida e chove muito e faz muito frio. Informaram-nos que talvez na 1ª etapa haveria possibilidade de apanharem neve acima dos 2000 metros…hehehe…força…

Sábado 18-07-09

O dia do começo da prova e continua a chover e a nevar acima dos 1600 metros de altura. Despertar às 6 da manhã e por volta das 8:45 já havia rumores de que iria ser cancelada a primeira etapa por questôes de segurança…para o bem e integridade fisica dos atletas a organização resolveu mesmo cancelar a etapa.(uma etapa era cancelada pela primeira vez em 2 anos de Transalp)

De seguida foi arrumar o resto das coisas e levantar ferro para a próxima localidade na Austria e que dá pelo nome de Reith im Alpbachtal (620 metros)e que fica também no meio das montanhas dos alpes. Para lá chegarmos tivemos que subir por uma rampa de 20% onde a autocaravana se recusou a subir e alguns de nòs tivemos que sair e dar um empurrãozinho para poderemos seguir viagem.


Quando chegámos tivemos que encontrar lugar para a caravana o que foi uma tarefa dificil dado que o parque da organização não era suficiente grande para todas as caravanas. Enfim encontrámos lugar ao lado do supermercado o que até foi conveniente dado que havia duches e casas de banhos logo ao lado. Fomos comprar algumas coisa para o almoço e ali almoçámos na esperança que acabasse de chover, o que não aconteceu.

Vamos esperar pela pasta party e pelo briefing para sabermos o k vai acontecer amanhã.




Terça-feira 21-07-09

Depois de Reith seguimos viagem para Mayrhofen onde acabava a etapa 2 e onde se sentiu um cheirinho de competição mas mesmo assim soube a pouco porque tiveram que cortar a etapa e os ultimos 30 Kms foi só a rolar para a chegada em Mayrhofen.

Os rapazes portaram-se bem nesta “primeira” etapa.

Uma chegada com algum calor mas estava tudo entusiamada para o dia a seguir.

Depois dos duches e lavar e afinar as biclas fez-se o trabalho de massagem para estar tudo prontinho para o dia seguinte o qual ía ser uma etapa dura com uma subida de 30 Kms e depois sempre a descer durante 63 Kms até à meta. Boa etapa onde a classificação já se começava a notar na subida de lugares e que lhes ía dar direito a partir no segundo corredor.


Um lugar muito giro que acolhia a etapa, Bressanone.

Depois de todo o ritual do costume, duche, afinação e lavagem de biclas e massagens fomos para a pasty party e alguns de nós ficámos mesmo pelo caminho, rendidos ás pizzas da região. Depois foi um café e um limoncello e de volta ao acampamento.

Boa partida em direção a Santa Cristina, ainda mais a sul e com a etapa rainha com 4 subidas e com uma delas a atingir os 2300 metros.







Chegada da etapa em Val Gardena a 1420 metros e com uma tarde de calor a equipa portou-se bem e acabaram em 45º, o que deu direito a 64º na classificação dos homens e 85º da classificação geral.

Um lugar muito giro agradável mesmo no meio das montanhas o qual é palco das grandes competições de ski.

Depois do habitual ritual diário á que recolher para descansar e recuperar para a próxima etapa de 82 Kms que nos levará a Sarentino, etapa esta que conta com a subida mais longa alguma vez feita no Transalp.

Quinta feira 23-07-09

Na etapa 5 o azar bateu-nos à porta, a equipa vinha bem classificada e a impor um bom ritmo nas subidas e que nos dava uma classificação no top 30 na etapa mas a 15 Kms da chegada o Torpes num single track com pedra e muito estreito a roda da frente fugiu-lhe e caiu. A bicicleta caiu numa ribanceira de uns 6 a 7 metros dentro de um rio. Ele levantou—se e foi buscar a bicicleta mas depois de reparar bem viu que a testa da bicicleta estava partida e que já não dava para continuar e aí se acabou o sonho de terminar o Transalp pela primeira vez e de atingir o final bem classificado.

Ficaram os dois muito abalados mas ninguém se aleijou e isso é o mais importante.

Já há ideias para cá voltar para o ano mas de maneira diferente no que diz respeito à viagem em si. Planos de talvez cá voltar com uma Van e a ficar em hotéis e pensôes e poder atacar a prova da mesma maneira mas em melhores condições.

Agora vamos ficar até ao fim e acompanhar a prova dos outros dois, o Matias e o Manso da equipa Para e Bebes. 3 etapas que faltam para terminar e 3 dias para nos irmos embora,, tristes por não podermos terminar mas de cabeça erguida porque sabemos que fizemos e demos o nosso melhor nesta prova dura de 8 etapas.










Sábado 25-07-09









O último dia desta aventura no Transalp.

As 2 ultimas etapas têm sido muito disputadas e também um pouco perigosas dado que as descidas são técnicas e ingremes.

Tenho visto muitos atletas e participantes com várias mazelas e até braços partidos. Os outros tugas estão a portar-se bem e estão todos muito contentes para a etapa de hoje que será a ultima e vão poder passar a linha de meta e receber a medalha e camisola de “finiisher” em Riva del Garda.


actualização de fotos brevemente.

Sem comentários: