terça-feira, 8 de junho de 2010

Dextro Energy Triathlon ITU World Championship Series Madrid - 5/6 Junho 2010

 Estreia moralizadora em Madrid

Vanessa Fernandes classificou-se na 10.ª posição na 3.ª etapa do Campeonato do Mundo, que decorreu ontem em Madrid e que marcou a estreia da triatleta portuguesa na principal competição internacional.
Vanessa concluiu os três segmentos da prova em 2.08,08 horas, enquanto a vencedora, a helvética Nicola Spirig, realizou o tempo de 2.06,01 horas. A outra portuguesa presente em Madrid, Maria Areosa, terminou em 54.º lugar (2.20,04 h).
Para Vanessa Fernandes esta foi uma estreia moralizadora, atendendo a que a campeã portuguesa há muito que não concluía uma prova desta exigência. A última competição em que participou foi o triatlo da Quarteira, a 12 de abril, prova que venceu e referente à etapa inaugural da Taça da Europa.
Vanessa Fernandes concluiu o segmento de natação integrada no grupo da frente. Contudo, no ciclismo, e após a primeira volta, constituiu-se um grupo numeroso que se manteve junto até perto da última transição, altura em que uma queda aparatosa de seis atletas provocou o abandono da dinamarquesa Helle Frederiksen e a rutura no grupo.
No segmento de corrida, de 10 km, Vanessa Fernandes perdeu o contacto com o sexteto da frente, mas no final da primeira volta voltou a juntar-se às seis primeiras, Mariko Adachi, Nicole Spirig, Helen Junkins, Sarah Haskins, Bárbara Riveros Diaz e Emmie Charayron. Contudo, já no decorrer da segunda volta a campeã portuguesa, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim'2008 e seis vezes vencedora em Madrid, não conseguiu acompanhar o ritmo das suas companheiras e perdeu o contacto com as líderes da prova, concluindo em 10.º lugar.

 João Silva promete 
 João Silva, de 21 anos, continua a revelar-se como a grande promessa do triatlo português. O jovem da Benedita, que divide a modalidade com o curso de Medicina, foi 7.º (1.54,00 h) na 3.ª etapa do World Series (Campeonato do Mundo), que decorreu em Madrid. Também Bruno Pais esteve em bom plano, ao ser 16.º (1.55,03), numa prova que marcou a sua estreia internacional na presente temporada. Seguiu-se Duarte Marques, em 35.º (1.57,34), tendo João Pereira abandonado.
O triatleta do olímpico de Oeiras já tinha dado este ano nas vistas, ao vencer a Taça do Mundo no México, sendo que o 7.º lugar obtido na capital espanhola constitui o melhor resultado de portugueses em etapas do World Series, onde participam sempre os melhores do Mundo. João Silva, aliás, discutiu o 6.º lugar com o campeão olímpico, o alemão Jan Frodeno. A prova foi ganha pelo britânico Alistar Brownlee, com 1.52,41 h
Após três etapas, o russo Alexander Brukhankov mantém a liderança do Campeonato do Mundo, apesar de ter sido 10.º em Madrid. Quanto aos portugueses, João Silva é 17.º da geral, Bruno Pais ocupa a 36.ª posição, João Pereira é 67.º e Duarte Marques 69.º.
Estágio
Os quatro triatletas portugueses que competiram ontem em Madrid seguiram logo viagem rumo aos Pirenéus, onde vão realizar o habitual estágio em altitude, que servirá para preparar o Campeonato da Europa. A eles se juntará mais tarde Miguel Arraiolos. Este, juntamente com Bárbara Clemente, Maria Areosa, Mariana Costa, José Estrangeiro, Pedro Palma, Ruben Costa e Vasco Pessoa participam no dia 12 na Taça da Europa de Pontevedra.

Sem comentários: