terça-feira, 8 de junho de 2010

2010 Criterium du Dauphine

Grega Bole ganha e Contador continua de camisola amarela


O esloveno Grega Bole (Lampre-Farnese Vini) venceu hoje a primeira etapa em linha do Dauphiné, impondo-se ao sprint no final dos 191 quilómetros que uniram Evian-les-Bains e Saint-Laurent-du-Pont, numa tirada em que o espanhol Alberto Contador (Astana) conservou o comando da geral, apesar do ataque desferido pelo esloveno Janez Brajkovic (RadioShack).
A etapa definiu-se em três actos. A cerca de 15 quilómetros da meta, uma queda colectiva partiu o pelotão, afastando a maior parte dos corredores do grupo da frente. A contagem de montanha de terceira categoria instalada a pouco mais de seis quilómetros da meta fez mais uma decantação de valores. Por fim, entre os que resistiram decidiu-se a tirada. Grega Bole foi o mais rápido e o desvio de trajectória, que fez à direita, não parece ter sido a causa da incapacidade de Peter Velits (Team HTC-Columbia), segundo, para o ultrapassar. O terceiro foi Geraint Thomas (Team Sky).
Alberto Contador, cuja equipa não se prestou a grandes esforços para defesa da camisola amarela do espanhol, teve uma jornada descansada. Só foi verdadeiramente incomodado pelo ataque de Janez Brajkovic, terceiro da geral, na derradeira subida. O homem da RadioShack, que partiu com apenas cinco segundos de desvantagem, chegou a ser virtual líder, mas não teve pedalada nem ajuda para se manter adiantado em relação ao pelotão.
Antes da fase mais movimentada e emocionante da etapa, vigorou a fuga do dia, interpretada por Dominique Rollin (Cervélo), Blel Kadri (AG2R), Matthieu Ladagnous (Française des Jeux), Sébastien Minard (Cofidis) e Cyril Gautier (Bbox Bouygues Telecom), que se juntaram em cabeça de corrida ao quilómetro 18 e só seriam absorvidos na derradeira montanha do dia, depois de terem chegado a dispor de 9m50s de vantagem face ao pelotão.
Os dois portugueses em prova atrasaram-se. Manuel Cardoso (Footon-Servetto) foi o 106.º, a 1m40s de Grega Bole. Na geral é agora o 113.º, a 2m44s de Alberto Contador. Sérgio Paulinho (RadioShack) terminou a etapa no lugar 163, a 7m03s do vencedor, caindo para 162.º posto da geral, a 7m40s da camisola amarela. Paulinho ficou para trás com mais dois companheiros de equipa para acompanharem o basco Haimar Zubeldia, que foi vítima da queda colectiva e fracturou o rádio.
A segunda etapa tem 177 quilómetros e leva amanhã a caravana de Annonay até Bourg-Saint-Andéol. Pelo caminho há quatro prémios de montanha, mas o último dista cerca de 50 quilómetros da meta, pelo que os sprinters deverão estar em condições de lutar pelo triunfo.

CLASSIFICAÇÕES
Etapa

1      Grega Bole (Slo) Lampre-Farnese Vini      4:47:24
2     Peter Velits (Svk) Team HTC – Columbia
3     Geraint Thomas (GBr) Sky Professional Cycling Team
4     Steve Chainel (Fra) Bbox Bouygues Telecom
5     Christophe Riblon (Fra) AG2R La Mondiale
6     Christian Knees (Ger) Team Milram
7     Stefan Denifl (Aut) Cervelo Test Team
8     Maxime Bouet (Fra) AG2R La Mondiale
9     Arkaitz Duran Daroca (Spa) Footon-Servetto
10     Julien El Farès (Fra) Cofidis, le Credit en Ligne

Geral Individual
1      Alberto Contador Velasco (Spa) Astana      4:55:58
2     Tejay Van Garderen (USA) Team HTC – Columbia     0:00:02
3     Janez Brajkovic (Slo) Team Radioshack     0:00:05
4     Geraint Thomas (GBr) Sky Professional Cycling Team     0:00:10
5     Dario Cataldo (Ita) Quick Step     0:00:12
6     Rémi Pauriol (Fra) Cofidis, le Credit en Ligne
7     Jérôme Coppel (Fra) Saur – Sojasun     0:00:14
8     Christophe Riblon (Fra) AG2R La Mondiale
9     Gorka Verdugo Marcotegui (Spa) Euskaltel – Euskadi     0:00:15
10     David Millar (GBr) Garmin – Transitions
11     Grega Bole (Slo) Lampre-Farnese Vini

site oficial

Sem comentários: