quinta-feira, 10 de junho de 2010

2010 Criterium du Dauphine

Vogondy ganha no alto, Brajkovic segura camisola amarela no Dauphiné


A primeira etapa com final em alto do Critério Dauphiné premiou hoje o francês Nicolas Vogondy (Bbox Bouygues Telecom), que soube atacar no momento mais adequado da subida, numa altura em que os favoritos se marcavam mutuamente. O esloveno Janez Brajkovic (RadioShack) esteve irrepreensível na tarefa de não deixar o espanhol Alberto Contador (Astana) escapar-se na escalada para a meta e ainda lhe fez a desfeita de o ultrapassar na luta pelo terceiro posto na etapa, segurando a camisola amarela.

A quarta etapa da prova levou hoje o pelotão de Saint-Paul-Trois-Châteaux até Risoul, com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de primeira categoria. Danny Pate (Garmin-Transitions) e Stefan Denifl (Cervélo) atacaram com menos de 30 quilómetros percorridos e animaram a fase intermédia da jornada. Na subida de 12,8 quilómetros para a meta, outros galos cantaram. Denifl ainda persistiu na fuga e conseguiu ser cabeça de corrida até faltarem pouco mais de dois quilómetros para a chegada. No entanto, nessa altura, as atenções estavam já centradas no grupo do camisola amarela.
A RadioShack impôs o ritmo na primeira fase da ascensão, mas foi a Astana que fez estragos, quando assumiu as despesas, sensivelmente a metade da subida. Nessa altura, o grupo perdeu unidades, aproximou-se do fugitivos e dos homens que já tinham saltado no seu encalço, entre os quais Denis Menchov (Rabobank).
Alberto Contador assumiu a condição de melhor trepador do mundo e desferiu vários golpes, traduzidos em acelerações frequentes. Apesar dos testes produzidos pelo espanhol, Janez Brajkovic manteve-se sempre na roda do adversário. A marcação entre os principais candidatos foi aproveitada pelo francês Nicolas Vogondy para partir em direcção a uma vitória em solitário, quando faltava cerca de quilómetro e meio para o fim. Outro francês, Romain Sicard (Euskaltel-Euskadi) também se isolou e foi o segundo, a 12 segundos. Brajkovic e Contador, por esta ordem, entraram nas posições seguintes, a 15 segundos do vencedor.
Janez Brajkovic manteve a camisola amarela, dispondo de uma vantagem de 1m15s sobre Tejay van Garderen (Team HTC-Columbia), que é segundo, e de 1m41s para Alberto Contador, que subiu à terceira posição.
Sérgio Paulinho (RadioShack) foi o melhor português na etapa, concluindo a jornada na 135.ª posição, a 13m03s do primeiro. Na geral, Paulinho é o 122.º, a 24m49s. Manuel Cardoso foi o 138.º, a 17m08s do vencedor, sendo o 150.º da geral, a 28m23s.
A montanha volta a estar presente na quinta etapa, que se disputa amanhã, entre Serre-Chevalier e Grenoble, na distância de 143,5 quilómetros. As dificuldades estão instaladas aos quilómetros 15,5 e 112,5, esta última, uma contagem de montanha de categoria especial, em Charmousse, está separada da meta por uma longa descida.
CLASSIFICAÇÕES
Etapa

1      Nicolas Vogondy (Fra) Bbox Bouygues Telecom      6:03:25
2     Romain Sicard (Fra) Euskaltel – Euskadi     0:00:12
3     Janez Brajkovic (Slo) Team Radioshack     0:00:15
4     Alberto Contador Velasco (Spa) Astana
5     Reine Taaramae (Est) Cofidis, Le Credit en Ligne     0:00:18
6     Pierre Rolland (Fra) Bbox Bouygues Telecom
7     Jurgen Van Den Broeck (Bel) Omega Pharma-Lotto
8     Eros Capecchi (Ita) Footon-Servetto
9     Rémi Pauriol (Fra) Cofidis, le Credit en Ligne     0:00:23
10     Denis Menchov (Rus) Rabobank
Geral Individual
1      Janez Brajkovic (Slo) Team Radioshack      16:25:44
2     Tejay Van Garderen (USA) Team HTC – Columbia     0:01:15
3     Alberto Contador Velasco (Spa) Astana     0:01:41
4     David Millar (GBr) Garmin – Transitions     0:01:56
5     Nicolas Vogondy (Fra) Bbox Bouygues Telecom     0:02:43
6     Denis Menchov (Rus) Rabobank     0:02:55
7     Jurgen Van Den Broeck (Bel) Omega Pharma-Lotto     0:03:06
8     Christian Knees (Ger) Team Milram     0:03:10
9     Reine Taaramae (Est) Cofidis, Le Credit en Ligne     0:03:28
10     Gorka Verdugo Marcotegui (Spa) Euskaltel – Euskadi     0:03:29

Sem comentários: