sábado, 12 de junho de 2010

Critério do Dauphiné 2010

Contador vence em Alpe d’Huez, Brajkovic de amarelo


Contador foi "pistolero" na sua estreia a ganhar no Alpe
 d'Huez
Contador foi pistoleiro na sua estreia a ganhar no Alpe d Huez
O espanhol Alberto Contador (Astana) conquistou a etapa rainha do Critérium du Dauphiné, com termo na mítica subida do Alpe d’Huez, mas nem a estreia vitoriosa do madrileno na ascensão das 21 curvas fez cair da liderança o esloveno Janez Brajkovic (RadioShack). Na véspera do final de prova, Contador desferiu vários ataques – oito arrancadas no total – na subida final para descolar Brajkovic que se manteve imperturbável na roda do favorito. A decisão da etapa deu-se ao sprint com Contador a ganhar vantagem sobre o multifacetado corredor esloveno que parte com vantegem para a derradeira etapa da prova. O terceiro posto no alto foi pertença do polaco Sylvester Szymd (Liquigas-Doimo) que, por sua vez, tentou decidir a corrida a seu favor juntando-se no duelo de gigantes. Szymed cedeu 17 segundos no final.

A geral individual permanece sob comando de Brajkovic diante de Contador e do norte-americano Tejay Van Garderen (Team HTC-Columbia) que resistiu em montanha para manter o terceiro posto.
“Na véspera, na internet, vi os vídeos da subida de Pantani, Armstrong e outros. Pensei como seria bom ganhar no Alpe d’Huez. Estou muito contente, a equipa esteve bem e impôs um ritmo elevado. Foi um bom teste para mim, que ainda não estou no meu melhor. Houve muiti vento e Brajkovic esteve muito forte. Quando ataquei foi para ganhar a etapa e não a geral”, avaliou Contador.
A dura jornada do Dauphiné reflectiu-se parcialmente no desempenho dos portugueses. Sérgio Paulinho (Radioshack) cumpriu com as obrigações de defesa da liderança do seu colega de equipa para terminar a etapa na 72ª posição – a 22m17s -, ao passo que na geral ocupa agora o posto 86, a 47m30s. Já Manuel Cardoso (Footon-Servetto) acusou as dificuldades da ligação e da sua estreia no Alpe d’Huez e acabou por chegar ao alto já fora de controlo.
A última etapa do Critérium du Dauphiné corre-se em circuito de 150 quilómetros, entre Allevard-les-Bains e Sallanches, com passagem pelo alto de Domancy em cinco ocasiões.
(em actualização)
CLASSIFICAÇÕES
6ª etapa: Crolles – Alpe-d’Huez 151.5km
Média de 33.429 km/h
1 Alberto Contador Velasco (Spa) Astana 4:31:01
2 Janez Brajkovic (Slo) Team Radioshack

3 Sylvester Szmyd (Pol) Liquigas-Doimo 0:00:17
4 Jérôme Coppel (Fra) Saur – Sojasun 0:00:24
5 Jurgen Van Den Broeck (Bel) Omega Pharma-Lotto 0:00:40
6 Christophe Moreau (Fra) Caisse d’Epargne 0:01:17
7 Christophe Riblon (Fra) AG2R La Mondiale 0:01:18
8 Samuel Sánchez Gonzalez (Spa) Euskaltel – Euskadi
9 Nicolas Vogondy (Fra) Bbox Bouygues Telecom
10 Christopher Horner (USA) Team Radioshack 0:01:26
 http://jornalciclismo.com
Joaosantos
12 Jun 2010

Sem comentários: