quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Volta a Portugal em bicicleta 09- 5ª etapa

Volta a Portugal: Antonio Piedra venceu a 5ª Etapa
11-Aug-2009

vencedoretapa_antoniopiedra01.jpg

Surpreendente o desfecho da quinta etapa da 71ª Volta a Portugal Lagos Sports! O espanhol, Antonio Piedra (Andalucia-Cajasur), um jovem de 23 anos, bateu os mais fortes candidatos à vitória na “sala de visitas do Minho”. Piedra foi o primeiro a concluir a tirada que ligou Felgueiras a Fafe, num total de 184,6 KM. Na segunda posição terminou o companheiro de equipa, José Lopez, completando o pódio do dia italiano Mauro Santambrogio (Lampre). Cândido Barbosa e Manuel Cardoso, dois nomes apontados como favoritos para a discussão da etapa ao sprint, ficaram fora da luta pelos melhores lugares mantendo-se tudo igual entre os primeiros da geral com Nuno Ribeiro “Camisola Amarela Lagos Sports”.
Primeiro e segundo classificado na etapa, Piedra e Lopez foram dois dos oito corredores que andaram isolados durante grande parte do dia, embora o pelotão - comandado primeiro pela Liberty Seguros e nos quilómetros finais pela Lampre -, tenha controlado o andamento do grupo da frente. Todavia, nos quilómetros finais, os homens da Andalucia resolveram atacar em definitivo - Piedra saltou para a frente ao km 171,5, juntando-se oito quilómetros depois Lopez - mantendo-se o duo junto até bem perto do risco da meta. O pelotão na recta final liderado pela Lampre tentou reduzir a desvantagem, mas a festa fez-se mesmo em tons andaluzes no centro de Fafe.
Natural de Sevilha e profissional desde 2007, António Piedra, de 23 anos, era um homem feliz após a primeira vitória como profissional. "É uma alegria triunfar aqui nesta chegada, numa Volta com tanto prestígio como é o caso desta em Portugal. Conseguimos dar o melhor resultado à fuga, mas até cruzar a meta não acreditei na vitória, uma vez que a Lampre vinha com grande velocidade na frente do pelotão".
15º na chegada a Fafe, e a perder apenas três segundos para o vencedor, Nuno Ribeiro (Liberty Seguros) manteve a liderança. "Foi um dia bastante complicado, com o calor a ser o maior adversário, mas os meus companheiros defenderam muito bem a liderança. O objectivo era manter a camisola amarela e não perder para os mais directos adversários e foi precisamente isso que aconteceu", afirmou.
A cinco etapas do final da competição, as contas da geral individual não sofreram grandes alterações, com Nuno Ribeiro (Liberty Seguros) a manter a liderança e João Cabreira (CC Loulé-Louletano) na vice liderança a dois segundos do primeiro. David Bernabeu (Barbot-Siper) é terceiro a 46 segundos.
Líder isolado na classificação por pontos (Camisola Branca RTP), Cândido Barbosa confirmou a análise do cunhado Nuno Ribeiro e reafirmou que nada está ainda perdido para o Palmeiras Resort/Prio/Tavira, a equipa que lidera colectivamente. Tiago Machado (Madeinox-Boavista) veste a "Camisola Laranja RR" (Juventude) ao passo que o colega de equipa, Sérgio Sousa enverga o símbolo da Montanha - "Camisola Verde Jogos Santa Casa".
5ª Etapa: Felgueiras - Fafe, 184,6 km
Média: 40,3 km/h
1º Antonio Piedra (Andalucia-Cajasur), 4h34m33s
2º José López Gil (Andalucia-Cajasur), mt
3º Mauro Santambrogio (Lampre-NGC), a 3s
4º Hugo Sabido (LA-Paredes Rota dos Móveis), mt
5º Manuel Cardoso (Liberty Seguros), mt
6º Danilo Hondo (PSK Whirlpool-Author), mt
7º David Blanco (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), mt
8º Rubén Plaza (Liberty Seguros), mt
9º Cândido Barbosa (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), mt
10º Eladio Jiménez (CC Loulé-Louletano-Aquashow), mt
11º Hector Guerra (Liberty Seguros), mt
12º Bruno Pires (Barbot-Siper), mt
13º Tiago Machado (Madeinox-Boavista), mt
14º David Bernabeu (Barbot-Siper), mt
15º Nuno Ribeiro (Liberty Seguros), mt
Geral Individual
1º Nuno Ribeiro (Liberty Seguros), 18h47m42s
2º João Cabreira (CC Loulé-Louletano-Aquashow), a 2s
3º David Bernabeu (Barbot-Siper), a 46s
4º Ruslan Pidgornyy (ISD-Nery), a 59s
5º Hugo Sabido (LA-Paredes Rota dos Móveis), a 1m02s
6º André Cardoso (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), a 1m11s
7º Patrik Sinkewitz (PSK Whirlpool-Author), a 1m22s
8º Nelson Vitorino (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), a 1m34s
9º David Blanco (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), a 1m49s
10º Rubén Plaza (Liberty Seguros), a 2m00s
11º Vergílio Santos (LA-Paredes Rota dos Móveis), a 2m01s
12º Tiago Machado (Madeinox-Boavista), a 2m04s
13º Damiano Cunego (Lampre-NGC), a 2m05s
14º Eladio Jimenez (CC Loulé-Louletano-Aquashow), a 2m15s
15º Cândido Barbosa (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), a 2m18s

Sem comentários: