sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Volta a Portugal em bicicleta 09- 2ª etapa

Cândido contra-ataca e está de novo de Amarelo
07-Aug-2009

vencedoretapa2_candidobarbosa01.jpg
Num final de etapa empolgante, que fez vibrar de emoção todos quantos assistiram na cidade da Guarda à passagem da 71ª Volta a Portugal Lagos Sports, Cândido Barbosa (Palmeiras Resort/Prio) bateu ao sprint o italiano Mauro Santambrogio (Lampre) e reconquistou a liderança. Com mais este triunfo o “foguete” de Rebordosa atingiu a marca histórica das 24 vitórias em etapas da Volta a Portugal em bicicleta (igualando o registo de Joaquim Agostinho) tornando-se no segundo homem mais vitorioso de sempre nesta prova. Alves Barbosa, actualmente com 77 anos, mantém ainda o recorde de 34 vitórias. “Um dos meus objectivos principais é vencer algumas etapas da Volta a Portugal e duas já estão do lado de cá. É importante para a minha carreira conseguir chegar ao número de vitórias que chegou, aquele que é provavelmente, o mais conceituado ciclista português de todos os tempos. É para mim muito importante e sinto-me satisfeito por isso”, declarou Cândido Barbosa na conferência de imprensa após a cerimónia de pódio.
A segunda etapa da Volta partiu, esta sexta-feira, de Idanha-a-Nova e foi concluída na cidade mais alta de Portugal após 175 Km. O dia ficou marcado por uma longa fuga protagonizada por Eloy Teruel (Contentpolis) e Pedro Lopes (CC Loulé/Louletano). Os dois chegaram a atingir a vantagem máxima de 11 minutos ao Km 100, situação que permitia a Pedro Lopes, 14º lugar na geral, a 17 segundos do camisola amarela, tornar-se virtual líder da Volta.

A faltar 55 Km para a meta a diferença mantinha-se nos dez minutos, altura em que, finalmente, o pelotão, sob o comando do Boavista e da Barbot, com a colaboração da Liberty, começava a dar sinais de reagir, transformando-se numa extensa fila indiana, ora comandada pelos axadrezados, ora pela equipa das tintas. Anunciava-se assim o fim da aventura lançada por Teruel, a que se juntou Pedro Lopes, o qual pelo caminho venceu as três metas volantes do dia. Anulada a fuga e alguns ataques que se seguiram, o final da tirada foi espectacular e emocionante, com a equipa de Tavira a preparar o terreno para a vitória de Cândido Barbosa Manuel Cardoso, o homem da “amarela” até à cidade da Guarda não pôde defender a liderança devido a uma queda já muito próximo da meta.

Na dança das camisolas Hélder Oliveira (Barbot/Siper) trocou de posições com Oleg Chuzhda (Contentpolis) e lidera a Montanha com apenas um ponto de vantagem. Nélson Rocha (Madeinox/Boavista) “roubou” a camisola Laranja da Juventude ao colega de equipa Tiago Machado.

2ª Etapa: Idanha-a-Nova - Guarda, 175 km
Média: 34,986 km/h
1º Cândido Barbosa (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), 5h00m07s
2º Mauro Santambrogio (Lampre-NGC), mt
3º Héctor Guerra (Liberty Seguros), a 1s
4º Danail Petrov (Madeinox-Boavitsa), mt
5º Damiano Cunego (Lampre-NGC), a 3s
6º David Bernabeu (Barbot-SIper), mt
7º Eladio Jiménez (CC Loulé-Louletano-Aquashow), mt
8º Hugo Sabido (LA-Paredes Rota dos Móveis), mt
9º Bruno Pires (Barbot-Siper), mt
10º Nuno Ribeiro (Liberty Seguros), mt
11º Paolo Tiralongo (Lampre-NGC), mt
12º Ruben Plaza (Liberty Seguros), mt
13º Santiago Perez (Madeinox-Boavista), mt
14º João Cabreira (CC Loulé-Louletano-Aquashow), mt
15º Ruslan Pidgornyy (ISD-Neri), mt

Geral Individual
1º Cândido Barbosa (Palmeiras Resort-Prio-Tavira),
2º Danilo Hondo (PSK Whirlpool-Author), a 12s
3º Héctor Guerra (Liberty Seguros), a 15s
4º Filipe Cardoso (Liberty Seguros), a 19s
5º Hugo Sabido (LA-Paredes Rota dos Móveis), mt
6º Mauro Santambrogio (Lampre-NGC), a 20s
7º Rubén Plaza (Liberty Seguros), mt
8º David Blanco (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), a 25s
9º Martin Mares (PSK Whirlpool-Author), mt
10º Bruno Pires (Barbot-Siper), a 27s
11º David Bernabeu (Barbot-Siper), a 29s
12º Nuno Ribeiro (Liberty Seguros), a 32s
13º Nélson Rocha (Madeinox-Boavista), a 33s
14º Paolo Tiralongo (Lampre-NGC), mt
15º Tiago Machado (Madeinox-Boavista), mt

Sem comentários: