domingo, 8 de novembro de 2009

Maratona do Porto 09


Maratona Porto: Alberto Chaíça e Fernanda Ribeiro conseguem "mínimos" para europeus

Os atletas portugueses Alberto Chaíça e Fernanda Ribeiro conquistaram hoje os mínimos na maratona para os Europeus2010 de Barcelona, com os segundo e quarto lugares, respectivamente, da VI Maratona do Porto.

Alberto Chaíça (Conforlimpa), de 36 anos, tinha de fazer abaixo de 2:15.00 horas e cumpriu com 2:13.18, resultado que lhe permitiu ser segundo, a seis segundos do queniano Johnsthone Changwony, o primeiro de sete africanos até ao oitavo lugar.

Aos 40 anos, e depois da desistência forçada na Maratona de Berlim, Fernanda Ribeiro surpreendeu com o tempo de 2:31.11 horas (menos 3.49 minutos do que os mínimos), que lhe valeu o quarto lugar na prova ganha pela queniana Priscah Jeptoo (2:30.40).

"Foi uma surpresa. Esta marca no Porto é sempre especial. Ainda pensei em 2:35, mas entrei num grupo que começou a andar e eu fui também. Comecei com calma em relação às estrangeiras, mas apanhei-as por volta dos 17 quilómetros. Até aos 35, senti-me muito bem, mas depois veio algum cansaço. Aos 37, duas foram-se embora...", disse Fernanda Ribeiro.

A campeã olímpica dos 10 000 metros em Atlanta1996 desvaloriza a possível ida a Barcelona: "Não estou nada preocupada com campeonatos da Europa ou do Mundo. Daqui até lá vou ver, decidirei Barcelona com o meu treinador. Sinto o carinho das pessoas, mas na altura vou ter 41 anos. Faço o meu atletismo na boa. O objectivo era mesmo terminar a maratona. Agora, claro que vou pensar, mas não é prioridade para mim".

Alberto Chaíça terminou os 42 195 metros em lágrimas: "Senti que foi a realização de um trabalho. Ninguém acreditava em mim, só as pessoas mais próximas. Este resultado e apuramento para os europeus constituem uma bofetada de luva branca minha e do meu técnico".

O atleta ainda não esqueceu o facto de ter ficado de fora dos Jogos Olímpicos: "Tinha mínimo internacional, mas não o português. Abriram excepção para outros, mas não para mim".

Agora, recuperado de lesão, promete dar o melhor para atacar um resultado de eleição em Barcelona, onde assegura que vai andar na "frente da corrida", para melhorar o oitavo lugar dos últimos europeus.

Aos 10 quilómetros, um grupo de africanos enganou-se no percurso e perdeu tempo, agarrando Chaíça apenas aos 20: "A partir dos 38/39, ficámos só dois na frente e, aos 40, fraquejei um bocadito, reflexo do trabalho que me faltou após a lesão".

O queniano Johnsthone Changwony, de 28 anos, estava muito contente pelo triunfo na primeira vez que correu no Porto, admitindo que "a parte mais difícil foi a meio da prova". No final, terminou com seis segundos de vantagem para Chaíça.

Priscah Jeptoo, de 25 anos, também do Quénia, estreou-se em maratonas com um triunfo no Porto: "Treinei bem e, quando assim é, torna-se mais fácil ganhar. Este é um bom percurso. Foi uma boa prova. Estou muito feliz por ter vencido".

- Classificação masculina:
1. Johnsthone Changwony, Quénia - 2:13.12 horas
2. Alberto Chaíça, Portugal - 2:13.18
3. Gilbert Rotich, Quénia - 2:14:40
4. Mandefru Germuchu, Quénia - 2:18.27
5. Paul Lomol, Quénia - 2:21.59
6. Thomas Kipkosgei, Quénia - 2:23.11
7. Haile Zewude, Etiópia - 2:26.19
8. Pedro Pessoa, Portugal - 2:28.28
9. Eurico Candeias, Portugal - 2:31.33
10. Baltazar Sousa, Portugal - 2:32.50

19º 416 CARLOS GOMES EDP LX M M45 POR 02:39:31

- Classificação feminina:
1. Priscah Jeptoo, Quénia - 2:30.40 horas
2. Yeshimabet Bifa, Etiópia -2:30.41
3. Debola Nega, Etiópia - 2:30.56
4. Fernanda Ribeiro, Portugal - 2:31.11
5. Patrícia Pereira, Portugal - 2:52.46
6. Chantal Xhervelle, Bélgica - 3:05.06
7. Lídia Pereira, Portugal - 3:09.53
8. Conceição Grare, Portugal - 3:10.07
9. Cristina Sanches, Portugal - 3:12.03
10. Myriam Belabes, Bélgica - 3:14.41

Sem comentários: