sábado, 21 de novembro de 2009

Jéssica Augusto venceu em Oeiras

Eduardo Mbengani foi o melhor português, em masculinos.

Foi chuvoso o Crosse de Oeiras, que teve na portuguesa Jéssica Augusto e no campeão do Mundo Gebre Gebremariam os vencedores. Foi com chuva e algum vento que os atletas correram hoje o Cross de Oeiras, o último momento de observação por parte do Seleccionador Nacional e que contou com a maioria dos melhores atletas portugueses. A prova feminina teve o aliciante das presenças de Jéssica Augusto e Inês Monteiro, que depois do episódio ocorrido no Corta-Mato de Torres Vedras, vieram a Oeiras cumprir os critérios impostos pela Federação Portuguesa de Atletismo, para poderem marcar presença no Europeu de Corta-Mato. Desde cedo, Jéssica Augusto veio para a frente da corrida e à passagem da primeira volta estava já destacada, assim continuando até final, onde terminou num primeiro lugar, dando bons sinais para o próximo Europeu de Corta-Mato. “Cumpri a minha missão”, disse Jéssica no final, que estava feliz pela sua vitória em Oeiras e que garante ter vindo a Oeiras para cumprir os critérios de selecção para o Europeu de Corta-Mato, tendo ficado agradavelmente surpreendida com a melhoria das condições do percurso, em relação a anos anteriores. Menos bem disposta, apesar do segundo lugar, estava Inês Monteiro, que sem prometer medalhas não quis prestar mais declarações, alegando pressa para apanhar o avião para Espanha, onde amanhã correrá no Crosse de Llodio. A fechar o pódio ficou Anália Rosa, que já estava seleccionada para Dubin.


No lado masculino, a presença do campeão do Mundo de Corta-Mato, Gebre Gebremariam era o grande aliciante e o etíope não defraudou quaisquer expectativas. Fez uma corrida calma e sem esticar demasiado o ritmo acompanhou os seus adversários e respondeu sempre bem aos ataques de Rui Pedro Silva, entretanto desistente e de Eduardo Mbengani (Conforlimpa), que lutou até final pela vitória. Gebremariam aproveitou os últimos metros para impor a sua superioridade e relegar o português para o segundo lugar. “Adorei a prova. Fiquei agradavelmente surpreendido pelo atleta português, que me deu luta até final”, disse Gebremariam no final, que considerou esta prova, uma boa prova de preparação para o Mundial de Corta-Mato. Eduardo Mbengani considerou que esta foi “a prova da minha vida” e por agora, ainda não fala em medalhas, “mas espero ficar entre os dez primeiros no Europeu de Corta-Mato”. A grande desilusão acabou por ser Tariku Bekele, que não foi além do oitavo lugar.

Para o Seleccionador Nacional, o Prof. José Barros as dúvidas para as selecções seniores deverão agora estar entre a presença de José Ramos e de Alberto Paulo, já que os restantes lugares parecem estar praticamente certos.

No final o seleccionador não considerou ter havido um braço de ferro com as atletas Jéssica Augusto e Inês Monteiro, naquilo que considera ter sido um diálogo e uma troca de opiniões, fora da praça pública, com os atletas e seus treinadores.



RESULTADOS:
Femininos:

1. Jéssica Augusto (NIKE) – 15.39 2. Inês Monteiro (Individual) – 15.49 3. Anália Rosa (Maratona CP) – 15.51
4. Milka Jerotich (Quénia) – 16.11
5. Ana Dias (C. Benfica Faro) – 16.14 6. Sara Moreira (Maratona CP) – 16.17 7. Leonor Carneiro (Maratona CP) – 16.23 8. Mónica Rosa (Maratona CP) – 16.28
9. Golovkina Olga (Rússia) – 16.41
10. Daniela Cunha (UD Várzea) – 16.53


Masculinos:
1. Gebre Gebremariam (Etiópia) – 24.41
2. Eduardo Mbengani (Conforlimpa) – 24.42
3. Kiprono Menjo (Quénia) – 24.45
4. Andrea Lalli (Itália) – 24.56
5. Edwin Kuambai (Quénia) – 25.19
6. José Rocha (Maratona CP) – 25.24 7. José Ramos (Conforlimpa) – 25.25
8. Tariku Bekele (Etiópia) – 25.30
9. José Moreira (Cyclones) – 25.37 10. Paulo Gomes (Conforlimpa) – 25.39
10. Sérgio Silva-?

Sem comentários: