domingo, 9 de maio de 2010

II Triatlo de Coimbra 2010

Triunfos de Bruno Pais e Maria Areosa em Coimbra


th_abrantes_004_2_-_cpia.jpg  Por equipas, dupla vitória do Clube Olímpico de Oeiras. Hugo Ventura e Andreia Ponte são Campeões Nacionais de Desporto Universitário.
  Perto de trezentos atletas participaram no II Triatlo de Coimbra, realizado na manhã de domingo, numa verdadeira promoção da modalidade e num local com condições especiais para a prática do triatlo.
Na frente da prova, começou por estar João Serrano (SR Camarnal/Seguros Contacto/Hilzy) durante os 750 metros de natação, mas no ciclismo, formou-se um trio: Serrano teve a companhia de Bruno Pais (Sport Lisboa e Benfica) e Hugo Ventura (Clube Olímpico de Oeiras).
Atrás, formou-se um grupo em que estavam Miguel Arraiolos (GD "Os Águias" de Alpiarça) e José Estrangeiro (AA Coimbra), dois atletas que a par de Hugo Ventura, lutavam pela vitória no Campeonato Nacional de Desporto Universitário, competição que se disputou em simultâneo com a quinta etapa da Taça de Portugal.
Após as três de bicicleta, Bruno Pais aproveitou a segunda transição para ganhar vantagem sobre João Serrano e Hugo Ventura, cumprindo as duas voltas e meia de corrida (cinco quilómetros) completamente isolado. Sem surpresas, o atleta fundanense foi o primeiro a cortar a meta instalada no Jardim a norte do Rio Mondego, garantindo assim o êxito na segunda edição do Triatlo de Coimbra.
Nos lugares do pódio iriam ficar os jovens João Serrano e Hugo Ventura, vantagem para Serrano que se impôs no segmento final. Hugo Ventura, terceiro da geral, acabou por conquistar o título de campeão nacional de desporto universitário.
Ainda na classificação geral, Miguel Arraiolos terminou na quarta posição, José Estrangeiro ocupou o quinto posto, Gil Maia (Clube Fluvial Vilacondense) o sexto e Pedro Gomes (Clube Olímpico de Oeiras) o sétimo.
Em femininos, Maria Areosa (Clube Olímpico de Oeiras) esteve sempre na liderança, mas com Filipa Ferreira (Alhandra Sporting Club) e Mariana Costa (Clube Triatlo do Fundão) por perto. No entanto, na corrida, Maria Areosa consolidou a vantagem e garantiu o triunfo na estreia em Coimbra.
Filipa Ferreira assumiu o segundo lugar no ciclismo, mas Mariana Costa acabou por ultrapassá-la na corrida. Assim, a atleta do Clube Triatlo do Fundão foi segunda classificada enquanto a atleta do Alhandra Sporting Club completou o pódio. Andreia Pontes (Ginásio Clube Sines) é a campeã nacional de desporto universitário.
Na Taça de Portugal, competição para as equipas, o Clube Olímpico de Oeiras venceu nos dois sectores. Em masculinos, teve a companhia no pódio do GD "Os Águias" de Alpiarça e Alhandra Sporting Club; em femininos, as formações do Alhandra e do Clube Triatlo do Fundão subiram ao pódio.
A sexta etapa da Taça de Portugal realiza-se a 13 de Junho, em Oeiras.
O II Triatlo de Coimbra foi uma organização conjunta da Câmara Municipal de Coimbra, da Associação Académica de Coimbra, da Federação Académica de Desporto Universitário e da Federação de Triatlo de Portugal.

resultados

Sem comentários: