terça-feira, 13 de outubro de 2009

http://www.weinerpublic.com/LogoWadaPlay.jpg
Uma longa lista de desculpas esfarrapadas

https://tice.wikispaces.com/file/view/doping.jpg

Falar de flagelos como o doping, remete-nos para o lado negro da questão, sejam os malefícios para a saúde dos atletas, o mau exemplo para os jovens ou, simplesmente, a batota. E é fácil esquecer que, apesar de tudo, há uma faceta cómica, as justificações de alguns dos "batoteiros" para os seus positivos - que foram obviamente erros de terceiros, mas nunca seus!

O jornal espanhol "El Mundo" fez uma compilação daquilo a que chamou "Antologia do disparate" e que começa pela atleta Josephine Onyia, nascida na Nigéria mas recordista de Espanha dos 110m barreiras. Onyia foi suspensa, na semana passada, pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) por dois anos, na sequência do positivo a clenbuterol, um anabolizante que o presidente da Federação Espanhola de Atletismo, José Maria Odriozola, tentou justificar com a ingestão de carne em mau estado... Só não foi possível explicar um outro positivo, devido à administração de um estimulante.

A lista é longa e curiosa. Vem à memória Fernando Couto, cujo excesso de nandrolona foi justificado com o champô. E há casos como o do atleta Dennis Mitchell, que em Barcelona'92 - passando uma meta que, segundo Nereida Gallardo, Ronaldo não atinge - disse ter acusado testosterona por ter feito amor quatro vezes seguidas na noite anterior ao controlo. Ou o ex-ciclista Frank Vandenbroucke que em 2002 contou à polícia que a EPO e a morfina apreendidas em sua casa eram para o cão. E se o atleta Dieter Baumann acusou desconhecidos de lhe terem manipulado a pasta de dentes, o também ciclista Raimondas Rumsas, terceiro no Tour'2002, é candidato ao prémio da originalidade: a EPO e hormona de crescimento apreendidas pela polícia no seu carro eram... para a sogra. Tyler Hamilton ia certamente dar-lhe luta: um irmão gémeo morto antes de nascer transmitiu-lhe algumas células-mãe estranhas, sendo o culpado das diferentes amostras genéticas encontradas no seu sangue e não a transfusão homóloga pela qual acabou por ser suspenso dois anos.

http://thebikeshow.net/wp-content/uploads/2009/07/blood-bottle.jpg

Atletas e desculpas

J. Onyia (atletismo, Espanha): carne estragada

T. Hamilton (ciclismo, EUA): irmão gémeo morto à nascença

D. Mitchell (atletismo, EUA): sexo

G. Simoni (ciclismo, Itália): cocaína em rebuçados

D. Baumann (atletismo, Alemanha): pasta dos dentes

Sem comentários: