terça-feira, 6 de outubro de 2009

Diretor desportivo e médico da LA/MSS acusados

MINISTÉRIO PÚBLICO AVANÇA CONTRA MANUEL ZEFERINO E MARCOS MAYNAR

O diretor desportivo Manuel Zeferino e o médico Marcos Maynar, da antiga equipa de ciclismo LA/MSS, foram formalmente acusados pela prática em co-autoria de 8 crimes de administração de doping e de 8 crimes de corrupção de medicamentos, informou esta terça-feira o Ministério Público.

Esta decisão surge na sequência da investigação levada a cabo pelo Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) da Polícia Judiciária na sequência de uma operação realizada em maio de 2008, conjuntamente com o Conselho Nacional Antidopagem (CNAD), que a levou à extinção da formação então sediada na Póvoa de Varzim.

Nessa ação foi apreendido diverso material e substâncias alegadamente utilizadas na prática de doping e a Federação Portuguesa de Ciclismo acabou por suspender provisoriamente 5 ciclistas (Afonso Azevedo, Cláudio Faria, Pedro Cardoso, Rogério Baptista e Tiago Silva), o director desportivo (Manuel Zeferino), um massagista (Paulo Silva), o presidente do clube e principal patrocinador (Luís Almeida) e o médico (Marcos Maynar).


Suspeitas de benefícios à Astana em controlos anti-«doping»

Um estudo elaborado pela Agência Francesa de Luta contra o Doping (AFLD), revelado esta segunda-feira pelo jornal ‘Le Monde’, revela que a equipa Astana, onde militaram Alberto Contador, Lance Armstrong e Sérgio Paulinho, tiveram tratamento privilegiado por altura dos controlos anti-«doping» durante a Volta a França por parte das brigadas da União Ciclista Internacional (UCI).

O referido estudo explica que os controlos não respeitaram os prazos de espera e que os ciclistas eram avisados com antecedência aquando da realização dos chamados controlos surpresa. Ainda há referência para o facto de a Astana não ter comunicado a sua localização antes do início da prova, dificultando igualmente a realização de controlos surpresa.

Sem comentários: