domingo, 24 de janeiro de 2010

Tour Down Under 6ª etapa 2010

Manuel Cardoso foi 25º na última etapa

Down Under: Sutton vence etapa, Greipel confirma geral


Dobradinha da Team SKY no cair do pano do Tour Down Under

Dobradinha da Team SKY no cair do pano do Tour Down Under

Chris Sutton conseguiu o primeiro sucesso da Team Sky numa competição ProTour ao levar de vencida a última etapa do Tour Down Under, o circuito urbano de 90 quilómetros em Adelaide. O campeão nacional Manuel Cardoso (Footon-Servetto) terminou a última etapa, propricia às suas características, na 25ª posição.

Numa corrida de emoção – o critério de 20 voltas apresentavam bonificações que poderiam reorganizar a classificação geral – confirmou o comboio da Team SKY como o mais forte no último par de quilómetros permitindo a Sutton, 25 anos, o lançamento perfeito. Nas posições imediatas terminaram Greg Henderson – dobradinha da Team SKY – e o australiano Graeme Brown (Rabobank).

André Greipel (HTC-Columbia), com o quinto lugar na etapa, segurou a liderança da geral individual passando à posterioridade como um dos únicos duplos vencedores do Tour Down Under, após um anterior sucesso em 2008, e a dupla vitória de Stuart O’Grady em 1991 e 2001.

Na geral individual da prova, Greipel impôs-se com uma margem de 11 segundos sobre Luis Leon Sanchez (Caisse d’Epargne) e 15 segundos sobre Greg Henderson (Team SKY), terceiro classificado. Por seu turno, Lance Armstrong, na sua estreia em competição, não foi além do 25º posto.

O Tour Down Under ficará historicamente registado no ciclismo português com a vitória de etapa de Manuel Cardoso em Stirling, no terceiro dia de prova. O sucesso do campeão nacional na sua primeira participação numa prova ProTour abre-lhe amplas perspectivas para a época que ainda agora se iniciou.



CLASSIFICAÇÕES
6ª etapa: Circuito de Adelaide, 90 km
Média de 47.647 km/h

1 Christopher Sutton (Aus) Team Sky 1:53:20
2 Greg Henderson (NZl) Team Sky
3 Graeme Brown (Aus) Rabobank
4 Robbie McEwen (Aus) Katyusha
5 Andre Greipel (Ale) HTC-Columbia
6 Allan Davis (Aus) Astana
7 Matthew Goss (Aus) HTC-Columbia
8 Yauheni Hutarovich (Blr) Française Des Jeux
9 Alet Steegmans (Bel) Team RadioShack
10 Jose Rojas (Esp) Caisse d’Epargne

Sem comentários: