quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Alhandra Sporting Club - apresentação equipa de triatlo/natação 2010/11

Apresentadas equipas da secção de natação e triatlo num total de 113 atletas
Alhandra Sporting Club tem a melhor escola de formação de triatlo do país

foto

Quando em 2005 arrancou com o projecto da secção de natação e triatlo o Alhandra Sporting Club tinha apenas 22 atletas. Hoje são 113. Uma escola de formação de triatlo que fabrica campeões e que luta por melhores condições.



Em apenas cinco anos o Alhandra Sporting Club (ASC), concelho de Vila Franca de Xira, transformou-se na melhor escola de formação de triatlo do país. A convicção é do presidente da federação portuguesa da modalidade que marcou presença na apresentação das equipas da secção de natação e triatlo para a época 2010 e respectivos equipamentos.

O evento decorreu na tarde de sábado, 23 de Janeiro, nas instalações da sede do ASC, que foi pequena para acolher as dezenas de atletas, familiares e restante público que se associou ao momento, que assinala o arranque da nova época desportiva.

Em 2005 o clube decidiu juntar as duas modalidades e fundou a secção de natação e triatlo. Na altura eram apenas 22 atletas. Hoje são 113 em todos os escalões. Cerca de três dezenas praticam triatlo, entre juniores, sub-23 e seniores.

João José Pereira – medalha de bronze no Campeonato do Mundo de sub-23 na Austrália e campeão nacional do mesma escalão – Ana Filipa Ferreira – campeã nacional de juniores – e João Amorim – campeão nacional de juniores (ver caixa), são apenas três dos campeões formados nas escolas do ASC que comprovam o sucesso da política de formação.

Há ainda a destacar Alexandre Nobre, campeão nacional de duatlo e triatlo em juvenis. Sara Tenrinho, campeã nacional de duatlo em juvenis e Ana Filipa Sampaio, campeã nacional de aquatlo em sub-23.

http://semanal.omirante.pt/fotos/428/27180.JPG

“O percurso que o ASC desenvolveu nestes cinco anos é impar e digno de registo. Nesse período passou do zero para o melhor e o maior clube de triatlo nacional”, disse José Ferreira.

O presidente da federação enalteceu o trabalho desenvolvido por todos os intervenientes. “Em trinta anos de associativismos já passei e ajudei a criar muitos clubes. Mas foi no ASC onde encontrei o melhor ambiente social e a melhor relação entre dirigentes, treinadores, atletas e pais”, garante o responsável que aponta algumas falhas. “Têm ainda um caminho longo para percorrer. Não estão reunidas as condições excelentes para que os atletas possam evoluir desportivamente. Há que dotar o clube de um enquadramento médico e a não existência de um ginásio prejudica o trabalho”, assegura o presidente da federação portuguesa de triatlo, esperançado que em breve essas aspirações possam ser concretizadas.

Para o treinador dos escalões juniores, sub-23 e seniores também há outros clubes que obtêm bons resultados mas isso só acontece porque têm mais patrocínios, contratam e podem pagar a atletas. “Não vêm da formação como no caso do Alhandra Sporting Club. Esse é um indicador claro de que temos a melhor escola de formação do país”, refere Nuno Calvário.

O técnico traça os principais objectivos para a presente época. “Lutar para conquistar o primeiro lugar na Taça de Portugal em femininos e masculinos. Revalidar o título de campeões nacionais de juniores masculinos e femininos. Em Sub-23 esperamos que o João José Pereira revalide o título nacional e em femininos que as nossas atletas consigam subir ao pódio. A nível internacional esperamos ter, pelo menos, o mesmo número de atletas nas várias provas”, avança o treinador que deixa a receita para o êxito. “Os atletas têm potencial mas também é preciso muito empenho e trabalho da minha e da parte deles. Não se pense que os resultados que conseguimos na última época foram fáceis. E depois há muitos clubes a trabalharem bem e com objectivos ambiciosos como os nossos”, avisa Nuno Calvário.

Objectivos dos campeões

João José Pereira é neste momento o principal rosto das cores do ASC e uma das certezas do triatlo nacional. O jovem não começou bem a época já que se lesionou em Dezembro, partindo o quinto metatarso do pé, durante um treino de bicicleta. Depois de quatro semanas de gesso, o triatleta caminha agora apoiado em canadianas mas já começou a nadar. Espera em meados de Fevereiro voltar a correr e participar no triatlo de Quarteira. Com o atraso na preparação, João José Pereira, promete mesmo assim, lutar sempre pelo melhor resultado em todas as provas.

A campeã nacional de juniores espera obter melhores classificações do que na última época. Ana Filipa Ferreira passou este ano para o escalão de sub-23, onde lutará para conquistar o título nacional. A nível internacional o objectivo é ir ao campeonato da Europa e se possível ao mundial. A jovem de 19 anos também sofreu uma lesão, desta feita nos tendões, que ficaram inflamados, após o esforço durante uma prova. Espera, no entanto, já estar apta a participar no Duatlo das Lezírias, que irá decorrer no fim-de-semana de 6 e 7 de Fevereiro em Vila Franca de Xira.

João Amorim, actual campeão nacional de juniores, está esperançado em revalidar o título, competir no campeonato da Europa de juniores e sub-23 bem como no mundial de juniores. O jovem de 18 anos, que completa 19 em Março, sente-se motivado, a evoluir nos treinos e com vontade de mostrar o seu valor nas provas que se avizinham.

1 comentário:

João disse...

Boa tarde

Sou atleta do alhandra e não fui informado que iria haver apresentação da equipa, é triste que tanto eu como outros atletas não sejamos informados, pois tambem fazemos parte da equipa, parece que neste caso, como em tudo naquele clube a atenção é so "PARA ALGUNS" é triste o desprezo que os responsaveis tanto tecnicos como o proprio treinador dão aos de mais atletas.

por este andar qualquer dia o triatlo naquele clube passa a ser 5 atletas e os outros.

cumprimentos