domingo, 11 de abril de 2010

Vanessa Fernandes vence em Quarteira




Vanessa Fernandes regressou às provas de triatlo em grande estilo, triunfando este domingo na primeira prova da Taça da Europa, o IX Triatlo Cidade de Quarteira/Prof. Carlos Gravata. Em masculinos, João Silva foi 2.º classificado.
                    
                                  Vanessa Fernandes


Na prova feminina, a atleta do Benfica, saudada pelos milhares de pessoas presentes, fez a transição da natação para o ciclismo no 3.º lugar mas chegou à liderança pouco depois e, no sector de atletismo, foi aumentando progressivamente a vantagem, vencendo de forma destacada.

Uma vitória que deixou Vanessa Fernandes muito surpreendida: “Estou espantada! Sinceramente não estava à espera nem a desejar isto. Apenas queria competir, ganhar ritmo e, no final, saio satisfeita pela vitória, pois ganhar não era o objectivo. Era impensável, a sério.”

O triunfo da triatleta portuguesa, com 2.27 minutos de vantagem sobre a francesa Emmie Charayron, foi observado por um convidado especial: o secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias.

Vanessa Fernandes preferiu não integrar o estágio de preparação da selecção nacional para esta prova mas desmentiu qualquer má relação com a Federação de Triatlo de Portugal, elogiando o seu presidente.

“Tem-me apoiado sempre, mostra-se preocupado, tem-me dado bastante abertura nas minhas decisões, tem sido uma pessoa aberta comigo e com o meu treinador, por isso está tudo bem”, salientou, abordando ainda a relação com o director técnico nacional e ex-treinador, Sérgio Santos: “Também está tudo bem, de boa relação, não há problema nenhum.”

O espanhol Mario Mola venceu a prova masculina, depois de ter dado o «esticão» para a vitória no último sector, deixando João Silva e outros rivais para trás. O português foi 2.º classificado.

“O que faltou para chegar à vitória? Talvez acreditar mais um pouco. O Mario foi para a frente sem problema nenhum e eu tinha indicações para me preservar. Ele imprimiu um ritmo excelente e venceu de forma espectacular”, disse o triatleta português, que prepara, tal como os seus colegas da selecção nacional, o arranque do ciclo de qualificação olímpica para Londres’2012, em Junho.

Sem comentários: