quinta-feira, 15 de abril de 2010

Época Internacional Triatlo 2010

 Director Técnico Nacional anuncia época internacional 2010

Após a Taça da Europa de Triatlo de Quarteira, em que a selecção portuguesa, representada por 14 atletas, alcançou a medalha de ouro na prova feminina (Vanessa Fernandes) e prata na masculina (João Silva), segue-se a participação na segunda etapa da Taça do Mundo de Triatlo.
Depois de Mooloolaba (Austrália), é a vez de Monterrey (México) receber, domingo, 18 de Abril, a Taça do Mundo de Triatlo com quatro portugueses em acção: Duarte Marques, João Pereira, João Silva e Miguel Arraiolos. O Director Técnico Nacional, Sérgio Santos, encara a prova desta forma:
"Na sequência de Quarteira, o grupo inicial do Projecto Olímpico Londres 2012 inicia a sua participação em competições pontuáveis para o Campeonato do Mundo de Elite e procura subir nos rankings, para alcançar posições que permitam o acesso às listas de participantes das WCS (World Championships Series)."
Mês de Maio
No dia 2, Nancy (França) acolhe o Campeonato da Europa de Duatlo. "Participação na procura de lugares no pódio. Portugal é um dos melhores especialistas de Duatlo da Europa e do Mundo e pretende-se representação alargada em todos os escalões (Elite/S23/juniores)".
Uma semana depois, a 8 de Maio, realiza-se a segunda etapa do Campeonato do Mundo de Triatlo Elite em Seul (Coreia). "Será a estreia da Selecção Nacional (SN) na WCS de 2010. É o primeiro teste com todos os melhores triatletas do Mundo. O objectivo é mais uma vez a subida nos rankings para possibilitar a selecção futura de competições."
No final do mês, no dia 29, Valência (Espanha) é o palco do Campeonato do Mundo Universitário. "Será a primeira experiência numa competição destas. Pela qualidade dos nossos triatletas universitários, a possibilidade de discutirem lugares cimeiros é elevada."
Mês de Junho
O Campeonato do Mundo de Triatlo Elite regressa com a terceira etapa, a efectuar-se na capital espanhola, Madrid, no dia 5. "Constitui a primeira competição da qualificação olímpica! A presença está dependente de resultados e rankings atingidos com competições internacionais anteriores."
Como é habitual, Font Romeu, em França, recebe o Estágio de Altitude da SN de Elite e Júnior (de 7 a 30 de Junho), assim como do Triatlo Longo (de 07 a 26). O objectivo é preparar os respectivos Campeonatos da Europa. "O objectivo é a preparação da Selecção Nacional para estar o melhor possível e conseguir base para competir muito e bem no mês de Julho. O Campeonato da Europa é sempre o objectivo mais importante a seguir ao Campeonato do Mundo."
No dia 12, atenções centradas no Triatlo Internacional de Pontevedra (Espanha), prova vocacionada para a SN de triatlo. "É um teste ao percurso do Campeonato da Europa de 2011. Participação com a Selecção Nacional Sub 23 que não está envolvida na preparação em altitude do Europeu de Elite/Júnior."
Ainda em Espanha, mas agora em Vitória, a 26 de Junho, terá lugar o Campeonato da Europa de Triatlo Longo (4-120-30). "Participação com SN restrita. O objectivo passa por tentar ficar entre os 16 primeiros e criar base na distância longa. Alguns dos triatletas da SN actual irão passar para esta distância no final do ciclo Olímpico 2012."
Mês de Julho
O Campeonato da Europa de Triatlo Elite e Júnior chega no dia 3, em Athlone (Irlanda). "Objectivo Máximo! Pontuar para o Ranking mundial com Elite e conquistar os melhores lugares possíveis com juniores que irão definir número de dorsais para Campeonato do Mundo da categoria."
Na semana a seguir, dia 10, o destino é Holten (Holanda) com a quinta etapa da Taça do Mundo de Triatlo. "Participação para Projecto Olímpico de 2012 para os que tiverem ainda dificuldades de entrada em rankings. Criar possibilidade de participação aos que necessitam de mais experiencia em função de prestações em WCS."
Também a 10 de Julho, a Selecção Nacional de Juvenis e a Selecção YOG (Jogos Olímpicos da Juventude) reúne-se no Centro de Alto Rendimento em Montemor-o-Velho para o Estágio Preparatório do Europeu de Juvenis e Jogos Olímpicos da Juventude. "Preparação ‘em casa' na sequência do estágio em altitude e antes do próximo. Permite o contacto com atletas Sub 23 envolvidos em qualificação Olímpica."
Hamburgo e Londres são os destinos do Campeonato do Mundo de Triatlo Elite: dias 17 e 24, respectivamente. Para a etapa alemã, o objectivo é "pontuar para o ranking de qualificação Londres 2012 e Campeonato do Mundo de Elite. Nesta fase, a SN do Projecto Olímpico 2012 já estará mais definida em função do tudo o que terá acontecido até lá".
Quanto à quinta etapa, efectuada na capital britânica, "é o teste no percurso dos Jogos Olímpicos de 2012. Pontuar para o ranking de qualificação Londres 2012 e Campeonato do Mundo de Elite é a meta a atingir."
No final do mês, a 29 de Julho, Immenstadt (Alemanha) recebe o Campeonato do Mundo de Triatlo Longo (3-80-20). "Participação com SN restrita. Tentar lugares entre os 16 primeiros e criar base na distância longa. Alguns dos triatletas da SN actual irão passar para esta distância no final do ciclo Olímpico 2012."
Mês de Agosto
Logo no primeiro dia do mês, realiza-se em Tabor (República Checa) a Taça da Europa de Juniores para a Selecção YOG (Jogos Olímpicos da Juventude). "Competição internacional para testar e proporcionar ritmo competitivo à SN YOG. Rotinas competitivas internacionais, viagens e experiência para estes atletas muito jovens."
A partir do dia 6, arranca em Font Romeu o Estágio de Altitude preparatório do Europeu de Triatlo de Sub 23 e Mundial de Duatlo. Para o primeiro evento, o estágio termina no dia 25; para a selecção de duatlo, prolonga-se até 2 de Setembro. "Preparação da SN Triatlo para o Campeonato do Mundo. Estar o melhor possível e conseguir base para competir forte até final da temporada."
A sexta etapa do Campeonato do Mundo de Triatlo Elite passa por Kitzbühel (Áustria), a 14 de Agosto. "A prioridade é pontuar para o ranking de qualificação Londres 2012 e Campeonato do Mundo de Elite."
No dia seguinte, são os Jogos Olímpicos da Juventude em Singapura. "Será a primeira participação numa competição de mais elevado nível para jovens nascidos em 1992-1993."
De 16 de Agosto a 7 de Setembro, as Selecções Nacionais de Elite, Sub 23 e Júnior estarão em Estágio de Altitude preparatório do Campeonato do Mundo de Triatlo dos respectivos escalões.
Perto do final do mês, Kedzierzyn Kozle é o palco do Campeonato da Europa de Triatlo Sub 23 e Juvenis. "Objectivo Máximo para os Sub 23 e Juvenis. O Escalão Sub23 tem conquistado medalhas nas últimas cinco edições. Continua a aposta para assegurar o reforço futuro da SN Elite e Projecto Olímpico."
Mês de Setembro
O Campeonato do Mundo de Duatlo em Edimburgo (Grã-Bretanha), a 2 de Setembro, marca o início deste mês. "Participação com atletas que irão lutar por lugares no pódio. Representação mais restrita que no Campeonato da Europa de Duatlo em função dos resultados conseguidos."
No dia 10, Budapeste (Hungria) concentra todas as atenções com a Finalíssima do Campeonato do Mundo de Triatlo Elite e o Campeonato do Mundo de Triatlo Sub 23 e Júnior. "É o final da temporada internacional, a última competição de 2010 pontuável para a qualificação Olímpica. A classificação do Campeonato do Mundo de Elite fica definida e esta competição pontua a dobrar. Os Sub 23 e Juniores estarão na sua maior força."

Sem comentários: