quarta-feira, 3 de março de 2010

XXX Vuelta Ciclista a la Región de Murcia etapa 1

Robert Hunter bate concorrência em Múrcia

O sul-africano Robert Hunter (Garmin-Transitions) é o primeiro líder da Volta a Múrcia, depois de se impor na primeira etapa da competição, que hoje se disputou. Hunter foi o mais rápido dos sprinters que discutiram o triunfo, ao cabo dos 166,5 quilómetros com partida e chegada em San Pinatar del Rio. As atenções estavam centradas no holandês Theo Bos (Cervélo), vencedor, no domingo, da Clássica de Almeria. Só que o companheiro do português João Correia não conseguiu aguentar o ritmo da dianteira, na última montanha (terceira categoria) da jornada, a cerca de 25 quilómetros da chegada. “Eliminado” Bos, Robert Hunter não teve tarefa fácil, já que teve de superiorizar-se a homens como Graeme Brown (Rabobank) e Vicente Reynes (Team HTC-Columbia), segundo e terceiro, respectivamente.
A incapacidade de Theo Bos para se manter  no grupo da frente foi um rude golpe para a Cervélo, que, a par da Rabobank, foi das equipas mais activas na perseguição à fuga do dia, formada por Danny Pate (Garmin-Transitions), Alexandre Blain (Endura Racing), Rubén Reig (Caja Rural) e Lieuwe Westra (Vacansoleil). Os dois primeiros atacaram ao quilómetro 11 e depressa tiveram a companhia dos outros dois homens. À passagem do quilómetro 26 atingiu-se a vantagem máxima do quarteto, 5m15s.
A perseguição das equipas com aspirações a verem a etapa terminar ao sprint deu frutos e os fugitivos rolaram durante muitos quilómetros com o destino traçado por uma diferença na casa dos dois minutos. A menos de 20 quilómetros da chegada, acabou a escapada, numa altura em que Theo Bos já estava em dificuldades, o que ajuda a compreender a aceleração do pelotão, quando a distância para a meta ainda era considerável.
Vítor Rodrigues (Caja Rural) foi o melhor dos portugueses em prova, concluindo a tirada no 48º lugar, dois atrás de Lance Armstrong (RadioShack), com o mesmo tempo do vencedor. João Correia, que chegou a tentar juntar-se ao quarteto que corporizou a fuga do dia, foi o 104º a passar a meta, a 7m46s de Robert Hunter.
A segunda etapa leva amanhã a caravana por um percurso de 169,8 quilómetros, entre Calasparra e Caravaca de la Cruz. Os corredores vão subir duas vezes ao Alto de San Juan (primeira categoria), a última das quais a 40 quilómetros da chegada.
Classificações
Etapa e Geral

1      Robert Hunter (RSA) Garmin – Transitions      4:15:40
2     Graeme Brown (Aus) Rabobank
3     Vicente Reynes (Spa) Team HTC – Columbia
4     Roger Kluge (Ger) Team Milram
5     Daryl Impey (RSA) Team Radioshack
6     Krzystof Jezowsky (Pol) CCC Polsat Polkowice
7     Michal Golas (Pol) Vacansoleil Pro Cycling Team
8     Russell Downing (GBr) Team Sky
9     Daniel Schorn (Aut) Team Netapp
10     Ian Wilkilson (GBr) Endura Racing

resultados

Sem comentários: