quinta-feira, 4 de março de 2010

Inauguração do CAR II - Montemor o Velho


MONTEMOR-O-VELHO - Centro de Alto Rendimento
Equipamento é “testado” em Julho

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto gostou do que viu ontem (3 de Março 2010), durante uma visita às obras do Centro de Alto Rendimento.

Dentro de quatro meses, o Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho vai receber a primeira prova de aferição, que servirá para testar as condições técnicas da infra-estrutura. Em Setembro é ali que vai realizar-se o Campeonato do Mundo de Remo.
O andamento dos trabalhos agradou ao secretário de Estado da Juventude e do Desporto, que ontem visitou as obras. “Fico muito satisfeito pela forma como, apesar da dureza deste Inverno, a obra tem evoluído no sentido de garantirmos o prazo de Setembro para receber o campeonato mundial do Remo”, disse Laurentino Dias.
Dotado do mais moderno equipamento técnico específico para as modalidades de canoagem, natação, remo e triatlo, os atletas passarão a ter condições “iguais ou melhores à maior parte dos centros de treino especializados que há na Europa e no Mundo”. Prova disso – exemplificou –, é o conjunto de pedidos de delegações internacionais para este ano, para o próximo e, sobretudo, para 2012 (ano de Jogos Olímpicos aqui bem perto – Londres) para virem para Portugal fazer o trabalho de estágio e de preparação. “Algo que muitos nos honra, e que significa que começamos a ter instalações do mais alto nível europeu e mundial para a prática desportiva”.
Aproveitando a oportunidade, Luís Leal, presidente da Câmara de Montemor-o-Velho, apelou a Laurentino Dias que subscreva um pedido que a autarquia vai encaminhar ao Ministério das Finanças para que conceda um empréstimo de cerca de cinco milhões de euros. A verba resulta de custos inerentes à construção do Centro de Alto Rendimento (CAR). Recorde-se que um quarto do investimento é suportado pela Administração Local, enquanto os restantes 75 por cento correspondem a investimento da Administração Central, com recurso a fundos comunitários QREN, no âmbito do Programa Operacional Temático Valorização do Território.
Em relação à gestão do CAR, Laurentino Dias anunciou que será tripartida, entre o Instituto de Desporto, a Câmara Municipal (que é proprietária) e as federações utilizadoras.
A estrutura desportiva vai estar preparada para receber 90 atletas em regime regular, mas também pode acolher até 700 atletas, durante os eventos.
Antes de partir para Coimbra – onde iria assistir ao jogo da Selecção – Laurentino Dias visitou a Residência Universitária para atletas de alta competição e inaugurou a Casa do Triatlo.




Sem comentários: