quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Vanessa, nova vida...


Vanessa: «Motivada, feliz e em paz»
TRIATLETA SATISFEITA COM "NOVA VIDA"


"Motivada, feliz e em paz". É assim que se sente Vanessa Fernandes, triatleta portuguesa e medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Tudo porque abandonou o Centro de Alto Rendimento do Jamor (CAR) para regressar ao norte do país, de onde saiu muito nova, para preparar a próxima edição dos Jogos (Londres'2012).

"Estou a trabalhar com pessoas novas, com um modelo de treino diferente. Tratam-se de pessoas com excelente formação, tanto ao nível dos conhecimentos técnicos como científicos. E o lado humano é fantástico. Não há um dia que não me apoiem, não me motivem. Sinto-me muito, muito bem", confessou a atleta em declarações à Agência Lusa.

Vanessa garante que se que sente "mais motivada" e destacou a importância de treinar com outros atletas de distintas modalidades, o que a deixa "mais próxima dos vários desportos": "Agora não é apenas o mundo do triatlo".

A "menina-bonnita" do desporto português, que abandonou o CAR do Jamor onde esteve em regime de concentração permanente, é agora treinada por Paulo Colaço, professor de educação física na Universidade do Porto e há vários anos ligado ao treino desportivo.

"Estou a gostar de tudo. Sinto que estou a construir tudo de novo. De qualquer forma, não esqueço as pessoas com quem trabalhei todos estes anos e reconheço todo o seu valor e importância que tiveram numa etapa importante da minha carreira desportiva", frisou.

Vanessa Fernandes diz que sente "saudades" dos companheiros de treino que durante anos a acompanharam no Jamor, garantindo que "continuam todos" na sua "mente".

"Além de estar a adorar esta nova fase, estou também com a família, um pilar sempre importante em toda a minha vida", concluiu.

Vanessa Fernandes está a trabalhar a parte da corrida na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, o ciclismo tem sido treinado entre os concelhos de Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira e em breve irá usufruir dos 50 metros da piscina da Póvoa de Varzim, para preparar a natação.

Além da prata olímpica, Vanessa Fernandes tem como principais troféus o campeonato do Mundo de triatlo (2007) e duatlo (2007 e 2008), tendo ainda sido campeã da Europa de triatlo (2004 a 2008).

Sem comentários: