sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Etapa 8: Oliveira do Hospital – Oliveira do Bairro, 169,9 km | Média: 44,136 km/h


 Sérgio Ribeiro vence após desclassificação de Cândido Barbosa

Cândido festejou, Sérgio protestou e ganhou
Cândido festejou, Sérgio protestou e ganhou
Sérgio Ribeiro (Barbot-Siper) foi declarado vencedor da oitava etapa da Volta a Portugal, depois de Cândido Barbosa (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), que cruzou a meta na primeira posição, ter sido desclassificado por sprint irregular. A decisão do colégio de comissários dá a Ribeiro uma confortável vantagem de 20 pontos na luta pela camisola branca. Alheio às disputas dos sprinters, David Blanco (Palmeiras Resort-Prio-Tavira) terminou no pelotão a viagem de 169,9 quilómetros, entre Oliveira do Hospital e Oliveira do Bairro, manteve a camisola amarela e selou o triunfo na classificação da montanha.
Cândido Barbosa cometeu um erro de principiante que poderá impedi-lo de conquistar a camisola dos pontos, principal objectivo pessoal desde a etapa da Senhora da Graça. Nos últimos 400 metros, o corredor da equipa algarvia seguiu o francês Jimmy Engoulvent, decidindo arrancar ainda muito longe da meta, levando na roda Sérgio Ribeiro. Quando o matosinhense se preparava para o ultrapassar, Cândido atravessou a estrada, da direita para a esquerda, quase lançando o homem da Barbot ao solo. Com a desclassificação de Barbosa, Sérgio Ribeiro foi declarado vencedor, Boy van Poppel (Rabobank Continental) foi segundo e Juan José Lobato (Andalucía-CajaSur) fechou o pódio da tirada.
O final vibrante foi o complemento ideal de uma viagem feita a alta velocidade, que não deu um metro de descanso aos 127 corredores que saíram de Oliveira do Hospital. As tentativas de fuga foram imensas, mas não foi fácil que alguma conseguisse consolidar-se, tudo por causa das classificações secundárias ainda em jogo. Inicialmente, a Caja Rural tentou levar o pelotão compacto até à montanha de terceira categoria instalada em Lavegadas (km 43,1). Só que Sérgio Sousa (Madeinox-Boavista) resolveu estragar a festa aos espanhóis, passando em primeiro e retirando ao ucraniano Oleg Chuzhda (Caja Rural) a hipótese de ser consagrado rei da montanha. David Blanco tornou-se ali virtual dono da camisola verde.
As movimentações sucederam-se, mas sem conseguirem impor-se. Foi o caso de uma que tinha dois “pecados”. Um homem da Barbot-Siper, que luta pela classificação colectiva, e Tom Slagter (Rabobank Continental), um dos adversários do boavisteiro Ricardo Vilela na classificação da juventude. Tendo isso em conta, a Madeinox-Boavista pegou na corrida e anulou mais esta escapada. Aquela que pode designar-se por “fuga do dia” apenas se formou a 56 quilómetros da chegada. Inicialmente formada por quatro homens, acabou por juntar seis corredores, todos de equipas estrangeiras.

O sexteto ainda passou pela primeira vez na meta adiantado, mas Emanuele Sella (CarmioOro-NGC), que se escapou aos outros cinco, não resistiu à perseguição, movida pela Barbot-Siper no pelotão, e foi alcançado a 4 quilómetros do final. Na aproximação à meta, deu-se o sprint irregular que faz desta sexta-feira 13 um dia de azar para Cândido Barbosa, que ainda não venceu qualquer etapa na presente edição da Volta e que dificilmente conseguirá levar para casa a nona camisola por pontos da carreira.
O percurso plano e a colocação da etapa, entre a montanha e o contra-relógio, indiciavam que seria uma jornada calma para os favoritos. Mas não foi isso que aconteceu, pelo menos na perspectiva de David Blanco. “Com este vento todo, houve muito nervosismo. Não tivemos tempo para tranquilidade, mas não tive qualquer acidente nem perdi tempo. Ficou tudo bem, embora nada esteja ganho. Ainda hoje, à entrada para o último quilómetro, fui à valeta e nem sei como saí de lá”, confidenciou o camisola amarela.
O principal vencedor da jornada foi Sérgio Ribeiro, que conquistou a segunda etapa nesta corrida e passou a comandar a classificação da regularidade com uma margem de 20 pontos sobre Blanco e Barbosa. Instado a comentar o polémico sprint, o matosinhense optou pelo politicamente correcto. “As imagens falam por si. Não vou entrar em polémicas porque essa não é a minha maneira de ser na vida e no desporto. A vitória é muito importante para a equipa, embora seja óbvio que preferimos ganhar noutras circunstâncias. Mas aconteceu assim e temos de aceitar. Não guardo rancores nem ressentimentos”, prometeu Sérgio Ribeiro, uma das grandes surpresas da Volta a Portugal.
Cândido Barbosa discorda da desclassificação. “Não fiz nenhum sprint menos correcto. Ultrapassei o francês e olhei para baixo. O que queria era chegar depressa à meta. Não quis estorvar ninguém, até porque não senti ninguém a meu lado”, garantiu o corredor do Palmeiras Resort-Prio-Tavira, que encontrou em David Blanco um advogado de defesa. “O Sérgio Ribeiro é que tentou passar pelo meio dos dois [Cândido Barbosa e Jimmy Engoulvent]. Não concordo com a decisão do colégio de comissários, mas não sou comissário”, declarou o camisola amarela. O director-desportivo dos tavirenses preferiu a diplomacia. “A decisão é dos comissários e todos temos de a respeitar. A minha opinião é pouco relevante”, disse Vidal Fitas.
Amanhã corre-se a nona etapa, que irá desfazer as dúvidas que ainda possam existir relativamente à disputa da geral individual. O contra-relógio individual de 32,6 quilómetros, entre Pedrógão e Leiria, é a última oportunidade para colocar em causa o domínio de David Blanco, que se revela confiante: “Os 53 segundos constituem uma vantagem semelhante à que tive para gerir para o Héctor Guerra, em 2008. Vou ter referências ao longo de todo o percurso, o que torna tudo mais fácil. É melhor ter vantagem do que precisar de recuperar tempo”.
CLASSIFICAÇÕES
Etapa: Oliveira do Hospital – Oliveira do Bairro, 169,9 km | Média: 44,136 km/h

Pto Dor Nome Nac Equipa hh:mm:ss Bon
~~~ ~~~ ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ ~~~ ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ ~~~~~~~~ ~~~
1º 13 RIBEIRO, Sergio POR BARBOT-SIPER 3:50:58 10″
2º 158 VAN POPPEL, Boy NED RABOBANK CONT. mt. 6″
3º 117 LOBATO, Juan Jose ESP ANDALUCIA-CAJASUR mt. 4″
4º 83 RATTO, Daniele ITA CARMIOORO-NGC mt.
5º 39 SANCHO, Bruno POR LA- ROTA DOS MOVEIS mt.
6º 124 GENE, Yohann FRA BBOX BOUYGUES TELECO mt.
7º 41 PETROV, Danail BUL MADEINOX-BOAVISTA mt.
8º 132 ENGOULVENT, Jimmy FRA SAUR-SOJASUN mt.
9º 95 SOBRINO, Joaquin ESP CAJA RURAL mt.
10º 131 CASPER, Jimmy FRA SAUR-SOJASUN mt.

Geral Individual
Pto Dor Nome Nac Equipa hh:mm:ss
~~~ ~~~ ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ ~~~ ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ ~~~~~~~~
1º 1 BLANCO, David ESP PALMEIRAS RESORT-PRI 35:45:09
2º 33 BROCO, Hernani POR LA- ROTA DOS MOVEIS a 53
3º 11 BERNABEU, David ESP BARBOT-SIPER a 01:04
4º 81 PARDILLA, Sergio ESP CARMIOORO-NGC a 01:16
5º 71 SINKEWITZ, Patrik GER ISD-NERI a 01:16
6º 14 SOUSA, Rui POR BARBOT-SIPER a 01:47
7º 5 CARDOSO, Andre POR PALMEIRAS RESORT-PRI a 02:01
8º 32 SANTOS, Virgilio POR LA- ROTA DOS MOVEIS a 02:27
9º 31 SABIDO, Hugo POR LA- ROTA DOS MOVEIS a 02:36
10º 13 RIBEIRO, Sergio POR BARBOT-SIPER a 02:38

Josecarlosgomes
13 Ago 2010 17:15

Sem comentários: