terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Medalhas de Mérito Desportivo

Nélson Évora e Vanessa Fernandes com as medalhas (foto ASF)
Medalhas de Mérito Desportivo para Nélson Évora e Vanessa Fernandes

O Governo distinguiu esta terça-feira Nélson Évora e Vanessa Fernandes com medalhas de ouro de Honra ao Mérito Desportivo pelas «prestimosas carreiras», currículos e qualidades humanas de ambos os atletas.

O Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, Alexandre Mestre, entregou as medalhas e diplomas durante a apresentação do Plano Nacional de Ética no Desporto, que decorreu no Teatro Camões, em Lisboa.

Na carreira de ambos destacam-se o título olímpico de Nélson Évora no triplo salto, em Pequim 2008. Vanessa foi medalha de prata no triatlo na mesma competição.
A Bola

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Lightweight Aero wheel

What: German brand Lightweight known appropriately for their light weight wheels is clearly in the process of launching an aero wheel with a very wide rim profile. A prototype was in their booth at Eurobike and this wheel featured here is not a production model either. Launch date is rumored to be the third week of March and we expect to see an 8 spoke version as featured here, and a 16 spoke version as we shared on our Facebook page.  slowtwitch.com
MSRP: n/a
Website: lightweight.info

 slowtwitch.com

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

2012 Bridgetown ITU Sprint Triathlon Pan American Cup, Barbados

n2ofq.jpg


Daniel Unger and Lauren Campbell back on top of the podium in Bridgetown


Elite Men

1.Daniel UngerGERDE00:55:32
2.Leonardo ChaconCRCCR00:55:34
3.Manuel HuertaUSAUS00:55:36
4.igor PolyanskiyRUSRU00:55:42
5.Gavin NobleIRLIE00:55:52
6.Gregory BillingtonUSAUS00:55:55
7.Dmitriy GaagKAZKZ00:56:13
8.Ethan BrownUSAUS00:56:17
9.Harry WiltshireGBRGB00:56:41
10.Brian LamarUSAUS00:57:00

Elite Women

1.Lauren CampbellCANCA01:01:12
2.Vanessa RawGBRGB01:01:47
3.Kirsten SweetlandCANCA01:01:53
4.Kerry LangGBRGB01:02:05
5.Kaitlin ShiverUSAUS01:02:21
6.Sarah-Anne BraultCANCA01:03:21
7.Elizabeth BravoECUEC01:03:53
8.Laurel WassnerUSAUS01:04:43
9.Ricarda LiskGERDE01:05:59
10.Anna BattiataUSAUS01:06:25

2012 Geelong ITU Sprint Triathlon Premium Oceania Cup

Emma Moffatt and Laurent Vidal come out on top in Geelong


Elite Men

1.Laurent VidalFRAFR00:55:19
2.William ClarkeGBRGB00:55:21
3.Tony DoddsNZLNZ00:55:39
4.Drew BoxAUSAU00:55:41
5.Aaron RoyleAUSAU00:55:48
6.Cameron GoodAUSAU00:55:58
7.Chris McCormackAUSAU00:56:06
8.Jamie HuggettAUSAU00:56:07
9.Richard VargaSVKSK00:56:14
10.Courtney AtkinsonAUSAU00:56:25

Elite Women

1.Emma MoffattAUSAU01:01:35
2.Anne HaugGERDE01:02:43
3.Liz BlatchfordGBRGB01:02:58
4.Erin DenshamAUSAU01:03:04
5.Teresa AdamNZLNZ01:03:11
6.Natalie Van CoevordenAUSAU01:03:17
7.Ashleigh GentleAUSAU01:03:49
8.Jaz HedgelandAUSAU01:04:00
9.Sarissa De VriesNEDNL01:04:09
10.Charlotte McShaneAUSAU01:04:18

Duatlo das Lezirias 2012 - Puras e Condeço vencem nas Lezirias


Vila Franca de Xira recebeu este fim-de-semana a 16ª edição do Duatlo das Lezírias - Troféu José Luis de Matos. 
Na Taça de Portugal PORterra onde se assistiu a um domínio impressionante por parte de João Pereira (Alhandra SC) na competição masculina e a uma luta muito animada pela vitória femínina entre Luísa Condeço ("Águias" de Alpiarça) e Anaís Moniz (SL Benfica), onde a jovem promessa do Alpiarça levou a melhor.




Apesar do frio que  se fez sentir, foram mais de 600 os participantes nesta 2ª etapa da Taça de Portugal PORterra. Com excepção das baixas temperaturas, as condições para a prática desportiva foram excelentes e isso reflectiu-se no desempenho dos atletas. Eram 10.30 da manhã quando a Presidente do Munícipio de Vila Franca de Xira, Maria da Luz Rosinha, acompanhada pelo pai de José Luís de Matos deram a partida para a prova, composta por 6Km de Corrida, 29Km de BTT e, finalmente, mais 3Km de Corrida.


 João Pereira até começou a prova com uma queda na partida mas rapidamente se recompôs e imprimiu um ritmo que mais ninguém teve a capacidade de acompanhar. Assim, o atleta da casa chegou à primeira transição com 1'03'' de vantagem sobre os perseguidores imediatos, liderados por José Estrangeiro (AAC). No grupo perseguidor vinham também Duarte Marques, Miguel Arraiolos (ambos dos Águias de Alpiarça) e João Serrano (Garmin Olímpico de Oeiras). Pouco depois entrava no PT o grupo de Hugo Alves (CT Fundão) e Custódio António (Garmin Olímpico de Oeiras).
No segmento de BTT, composto por duas voltas que totalizavam 29Km, João Pereira manteve a toada e sozinho foi ganhando terreno para a concorrência. Atrás dele, formava-se um pelotão com 15 unidades mas em que nunca houve entendimento que resultasse na aproximação ao líder. Neste estado de coisas, João Pereira aproveitou para chegar à segunda transição com a vitória praticamente assegurada. Apesar disso, e da aparente descontração ainda registou o melhor parcial nos 3km finais. Atrás dele, a luta pelos lugares no pódio foi extremamente animada com Miguel Arraiolos e Duarte Marques (colegas de equipa nos Águias) a ajudarem-se para conseguirem deixar para trás Hugo Alves (4º classificao) e João Serrano (5º classificado) e contribuírem também o triunfo colectivo da sua equipa.


A partida feminina foi dada em conjunto com a masculina mas a igualdade de valores entre as favoritas e a incerteza no resultado manteve toda a gente interessada. No final da primeira corrida, as cinco primeira classificadas estavam separadas por apenas 30 segundos. Na frente, correndo lado-a-lado, surgiam Cristiana Valente (Clube dos Galitos), Melanie Santos (Alhandra SC), Anaís Moniz (SL Benfica) e Patrícia Serafim (Garmin Olímpico Oeiras), pouco depois surgia Ana Teresa Machado (Garmin Olímpico de Oeiras).


No segmento de BTT Melanie Santos sofreu um furo e ficou de imediato afastada da luta. Na frente, em ritmo vivo, passavam a estar só Anaís Moniz e Luísa Condeço. Patrícia Serafim perdia algum terreno mas assegurava uma vantagem que lhe permitia garantir um lugar no pódio. A dupla de líderes manteve-se junta durante todo o segmento de BTT e só mesmo na segunda transição é que Luísa Condeço acelerou e deixou para trás Anaís Moniz.
Ao longo dos 3Km finais a jovem Luísa Condeço (que já havia vencido no Jamor) dilatou ligeiramente a sua vantagem terminando a prova com 49 segundos de vantagem sobre a triatleta do Benfica. Patrícia Serafim completou o pódio feminino.



 ...e claro está a bela da febra também veio à festa.......adeus e até à próxima........


@textos a cargo de Triatlo Portugal/FTP

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

#1 Open de Espanha XCR - Trofeu Trek 12 Wild Wolf Series

Sónia Lopes vence a etapa #1 do Open de Espanha - Trofeu Trek 12 Wild Wolf Series


Foi a 4 de Fevereiro em Gilena - Sevilla, que iniciei o meu 2012 e não o poderia ter feito de melhor forma. Encarei a participação na primeira etapa do Open de Espanha XCR - Trofeu Trek 12 Wild Wolf Series como um treino de longa duração e preparação para os principais objectivos da época. O desafio de competir além-fronteiras procurando aprender, evoluir e aperfeiçoar-me enfrentando concorrência forte e constante era a motivação que faltava para subir mais um degrau na minha carreira desportiva e parte dos meus objectivos de longa data. Uma vez mais o inesperado que sempre me acompanha voltou a atacar e foi na última hora que decidi enfrentar este desafio, por isso mesmo só agora vos dou conhecimento do sucedido.
A viagem de 600 km e o frio foram os inimigos que mais limitaram a minha prestação. Em Gilena encontrei um circuito 100% ciclável como mandam as regras, divertido e carregado de pedra a relembrar os meus tempos de XCO e o nosso circuito de Porto de Mós. Todo o aparato e estrutura envolvente à prova era de grande nível e apesar de ser estrangeira senti-me em casa e muito bem tratada, é de elogiar o respeito entre ciclistas no pelotão da resistência espanhola, um exemplo a seguir. A grande diferença de competir em Espanha é que o público vibra aplaude e incentiva todos os concorrentes sejam gordos ou magros, pretos ou brancos, portugueses ou espanhóis em último ou em primeiro o entusiasmo daquela gente é contagiante e será um prazer se conseguir voltar a reunir as condições necessárias para lá voltar.
Ainda durante o brefing encontrei-me com Fernando Boada, que esteve até há bem pouco tempo à frente da Canyon Espanha. Ser reconhecida a 600 kms de casa no meio de tantos concorrentes é uma agradável surpresa proporcionada apenas pela aposta que a Canyon fez na minha carreira.
Com muito frio e algum vento consegui gerir os primeiros km da melhor forma e sentir o pulso à concorrência, aguerrida, dura e nada simpática, mas enfim não estava lá para fazer amigos, pois esses tinham ficado em casa incentivando apoiando e aconselhando via redes sociais e telefone, incentivos e conselhos muito estimados que me eram transmitidos a cada passagem na zona de assistência aquecendo-me a alma e fazendo-me acreditar.
Durante as 4 primeiras voltas senti na pele a desvantagem das rodas 26 em relação às 29, não é fácil acompanhar o embalo mas lá consegui encontrar o meu ritmo e gerir uma prova que não é a "minha", 12 horas são metade de 24 e o ritmo não é o dobro mas pouco falta. Sabia que a chegada da noite trazia a descida de temperatura como factor negativo mas o acumular de cansaço da concorrência e o factor condução nocturna onde sabia estar em vantagem pela experiência em 24 horas e pelos 1500 Lumens cortesia da Natural Shine que uma vez mais aposta em mim. Ataquei forte durante o período de transição do dia para a noite e errei, não controlei a ansiedade de alcançar o primeiro posto, arrisquei e não consegui evitar a queda no meio das pedras, felizmente a vantagem que já tinha nessa altura permitiu manter o segundo lugar e tentar recuperar a liderança. A queda levou-me o bloqueio da suspensão e trouxe-me mais dor. Entrava na fase do tudo ou nada na fase das questões e das duvidas, apesar de tudo sentia-me bem. Com a colaboração da Velofit que encontrou a posição ideal na bicicleta a análise da Clínica de Podologia Dr. Pé e as horas de massagem do Vitor Carapelho as dores habituais são parte do passado. 
Aliada à melhor escolha dos pneus para este traçado, os Kenda Karma em conjunto com as já inseparáveis rodas Prototype que receberam imensos elogios por parte do público, a "hermosa" Canyon esteve irrepreensível e facturou mais uns pontos para o teste que em breve publicarei.
Estava em Espanha a 600 km de casa tinha os "meus" todos a torcer por mim, o Martim agora com 18 meses embrulhado em cobertores na zona de assistência a vibrar com a mãe e o segundo lugar sabia a pouco. Foi então que dei tudo o que tinha e tudo ficou naquele circuito, tudo menos a camisola de líder, essa trouxe-a comigo para todos nós. Confesso que ser Portuguesa é um orgulho mas a rivalidade Portugal / Espanha é coisa que não me assiste e não foi o facto de estar a competir em Espanha que me motivou, foram vocês portanto a culpa desta vitória é toda vossa.
Segundo palavras do meu mentor Pedro Maia, ainda vamos a meio da preparação e como ele diz LIVE, LOVE, RIDE ; )