segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Duatlo das Lezirias 2012 - Puras e Condeço vencem nas Lezirias


Vila Franca de Xira recebeu este fim-de-semana a 16ª edição do Duatlo das Lezírias - Troféu José Luis de Matos. 
Na Taça de Portugal PORterra onde se assistiu a um domínio impressionante por parte de João Pereira (Alhandra SC) na competição masculina e a uma luta muito animada pela vitória femínina entre Luísa Condeço ("Águias" de Alpiarça) e Anaís Moniz (SL Benfica), onde a jovem promessa do Alpiarça levou a melhor.




Apesar do frio que  se fez sentir, foram mais de 600 os participantes nesta 2ª etapa da Taça de Portugal PORterra. Com excepção das baixas temperaturas, as condições para a prática desportiva foram excelentes e isso reflectiu-se no desempenho dos atletas. Eram 10.30 da manhã quando a Presidente do Munícipio de Vila Franca de Xira, Maria da Luz Rosinha, acompanhada pelo pai de José Luís de Matos deram a partida para a prova, composta por 6Km de Corrida, 29Km de BTT e, finalmente, mais 3Km de Corrida.


 João Pereira até começou a prova com uma queda na partida mas rapidamente se recompôs e imprimiu um ritmo que mais ninguém teve a capacidade de acompanhar. Assim, o atleta da casa chegou à primeira transição com 1'03'' de vantagem sobre os perseguidores imediatos, liderados por José Estrangeiro (AAC). No grupo perseguidor vinham também Duarte Marques, Miguel Arraiolos (ambos dos Águias de Alpiarça) e João Serrano (Garmin Olímpico de Oeiras). Pouco depois entrava no PT o grupo de Hugo Alves (CT Fundão) e Custódio António (Garmin Olímpico de Oeiras).
No segmento de BTT, composto por duas voltas que totalizavam 29Km, João Pereira manteve a toada e sozinho foi ganhando terreno para a concorrência. Atrás dele, formava-se um pelotão com 15 unidades mas em que nunca houve entendimento que resultasse na aproximação ao líder. Neste estado de coisas, João Pereira aproveitou para chegar à segunda transição com a vitória praticamente assegurada. Apesar disso, e da aparente descontração ainda registou o melhor parcial nos 3km finais. Atrás dele, a luta pelos lugares no pódio foi extremamente animada com Miguel Arraiolos e Duarte Marques (colegas de equipa nos Águias) a ajudarem-se para conseguirem deixar para trás Hugo Alves (4º classificao) e João Serrano (5º classificado) e contribuírem também o triunfo colectivo da sua equipa.


A partida feminina foi dada em conjunto com a masculina mas a igualdade de valores entre as favoritas e a incerteza no resultado manteve toda a gente interessada. No final da primeira corrida, as cinco primeira classificadas estavam separadas por apenas 30 segundos. Na frente, correndo lado-a-lado, surgiam Cristiana Valente (Clube dos Galitos), Melanie Santos (Alhandra SC), Anaís Moniz (SL Benfica) e Patrícia Serafim (Garmin Olímpico Oeiras), pouco depois surgia Ana Teresa Machado (Garmin Olímpico de Oeiras).


No segmento de BTT Melanie Santos sofreu um furo e ficou de imediato afastada da luta. Na frente, em ritmo vivo, passavam a estar só Anaís Moniz e Luísa Condeço. Patrícia Serafim perdia algum terreno mas assegurava uma vantagem que lhe permitia garantir um lugar no pódio. A dupla de líderes manteve-se junta durante todo o segmento de BTT e só mesmo na segunda transição é que Luísa Condeço acelerou e deixou para trás Anaís Moniz.
Ao longo dos 3Km finais a jovem Luísa Condeço (que já havia vencido no Jamor) dilatou ligeiramente a sua vantagem terminando a prova com 49 segundos de vantagem sobre a triatleta do Benfica. Patrícia Serafim completou o pódio feminino.



 ...e claro está a bela da febra também veio à festa.......adeus e até à próxima........


@textos a cargo de Triatlo Portugal/FTP

Sem comentários: