quarta-feira, 14 de julho de 2010

Tour de France 2010 etapa 10

Sérgio Paulinho vence décima etapa da Volta a França

O português Sérgio Paulinho (RadioShack) ganhou hoje a décima etapa da Volta a França, batendo, por menos de meia roda, o bielorrusso Vasili Kiriyenka (Caisse D’Epargne). Os dois corredores foram os mais fortes de uma fuga de seis unidades, iniciada ao quilómetro 30 de uma ligação de 179, entre Chambéry e Gap. O grupo de escapados apenas se desfez nos últimos 15 quilómetros, quando uma sucessão de ataques levou a que apenas Paulinho e Kiriyenka ficassem em cabeça de corrida. Experiente, o português entregou a condução da corrida ao adversário no quilómetro final, atacando nos derradeiros 250 metros para um triunfo muito apertado. A vitória de Sérgio Paulinho é a primeira de um português no Tour após o sucesso de Acácio da Silva na edição de 1989, que lhe valeu a camisola amarela.
Depois da montanha, o pelotão resolveu respeitar o feriado do Dia Nacional de França e não trabalhou. Andy Schleck (Saxo Bank) manteve a camisola amarela sem precisar de a defender, já que não foi atacado. Seis homens aproveitaram a oportunidade dada por um pelotão em folga e saltaram para a fama. Mario Aerts (Omega Pharma-Lotto) , Dries Devenyns (QuickStep), Sérgio Paulinho e Vasili Kiriyenka foram os primeiros a destacar-se, ao quilómetro 30, tendo cerca de 20 quilómetros adiante a companhia de Maxime Bouet (Ag2r La Mondiale) e de Pierre Rolland (Bbox Bouygues Telecom).
Os seis fugitivos entenderam-se e passaram juntos nas três contagens de montanha da viagem. Com a aproximação à meta, era necessário fazer alguma selecção. Os ataques surgiram dentro dos últimos 15 quilómetros. O primeiro a tentar foi Aerts, seguindo-se Devenyns. Aos dois respondeu Kiriyenka, sempre com Paulinho na roda. Tentando explorar o esforço do bielorrusso, o português atacou a 13,9 quilómetros. O homem da Caisse D’Epargne voltou a conseguir responder, formando-se de imediato o duo que discutiria a tirada.
Sérgio Paulinho conseguiu ser o mais forte sobre a meta, embora uma desaceleração e uma olhadela para o lado para medir a distância para o rival quase tenham posto em causa a vitória. O corredor português, um dos mais respeitados homens de trabalho do pelotão internacional, tem abdicado de sucessos individuais em prol do labor para os chefes-de-fila. Ainda assim é um ciclista talhado para os grandes momentos, tendo um currículo invejável, no qual a vitória de hoje vem juntar-se ao primeiro lugar na décima etapa da Volta a Espanha de 2006 e à medalha de prata na prova de fundo dos Jogos Olímpicos de 2004.
A odisseia de Sérgio Paulinho e dos cinco aventureiros que o acompanharam na fuga foi a única nota de interesse na etapa de hoje do Tour. O pelotão decidiu poupar energia e chegou a Gap 14m19s depois do português, mesmo que a média do vencedor não tenha passado dos 34,5 km/h. Rui Costa (Caisse D’Epargne) chegou num segundo pelotão, onde também estava integrado Lance Armstrong (RadioShack), a 15m47s do compatriota. Na geral, Paulinho subiu para a 54.ª posição, a 41m51s de Andy Schleck. Costa é o 83.º, a 1h02m11s.
Amanhã é dia de os sprinters voltarem a evidenciar-se, desde que as respectivas equipas, que hoje relaxaram, assumam as rédeas da corrida. Os 184,5 quilómetros, entre Sisteron e Bourg-les-Valence são essencialmente planos, pelo que os velocistas apenas dependem do labor dos colegas de equipa, anulando as fugas que venham a surgir, para poderem colocar a luta pela camisola verde na ordem do dia.
CLASSIFICAÇÃO
Etapa

1      Sergio Paulinho (Por) Team Radioshack      5:10:56
2     Vasili Kiryienka (Blr) Caisse d’Epargne
3     Dries Devenyns (Bel) Quick Step     0:01:29

Sem comentários: